Tudo sobre o Salão del Mobile di Milano 2021
Onde: Curitiba • 08 de Setembro - 2021 | Fotos DivulgaçãoA edição de 2021 da maior mostra de mobiliário, design e tendências do mundo tem como temas “recomeço”, “segurança” e “sustentabilidade”
No último dia 05 de setembro começou o Salone Del Mobile di Milano, na Itália. A edição de 2021 da maior mostra do mundo dedicada às tendências de design e décor acontece até o dia 10 de setembro e está sendo chamada de “Supersalone” por motivos muito bem justificados: mais de 1900 projetos, 40 palestrantes renomados e 425 marcas ocupam 68.520m² dedicados ao evento.
Devido à pandemia, que impossibilitou a realização de eventos em 2019 e 2020, a edição de 2021 condensou dois anos de produção criativa em uma única ocasião. “Toda edição é uma oportunidade de auto-análise, de verificar quais mudanças aconteceram na sociedade, quais são os novos desafios e oportunidades que estão surgindo. É uma chance de mudar de perspectiva. É exatamente por isso que optamos pelo supersalone: nós superamos muitos obstáculos para não parar totalmente durante um momento que poderia ter impactado negativamente o setor, comprometendo o posto de liderança da cidade de Milão neste mercado. Não foi fácil, mas nossa decisão de embarcar em um novo rumo e oferecer novas marcas e produtos é evidência do quão poderoso é o nosso design e do quanto olhar para o futuro com uma atitude confiante nos permite unir tradição, criatividade e inovação.” – afirmou a presidente do evento, Maria Porro.
Exibir, com segurança, a produção criativa represada ao longo de dezoito meses foi uma das maiores prioridades do Salão. A palavra “segurança”, selecionada como um dos temas do evento, determinou a adoção de rigorosos protocolos sanitários e regras de comportamento para o público e participantes. Certificados de vacinação, medição de temperatura e quiosques de testes rápidos para o COVID estão entre as medidas destinadas a garantir a segurança dos visitantes e expositores.
Outra palavra-chave desta edição é a “sustentabilidade”. A retomada do crescimento econômico sem abrir mão de técnicas responsáveis e da neutralização dos impactos ambientais foi exemplificada pela organização do Salão: materiais renováveis, política de minimização de desperdícios e técnicas de reaproveitamento foram priorizadas pelos organizadores. Painéis de madeira reaproveitada, tijolos reutilizáveis e praças de alimentação com banquetas fabricadas com emissão de carbono estão entre as práticas voltadas à preservação ambiental.
A “renovação”, por fim, é representada pelo destaque conferido pela mostra à produção de jovens profissionais recém-formados durante o período da pandemia. A exposição “The Lost Graduation Show” (projetos de graduação perdidos, em tradução livre) conta com 170 criações oriundas de formandos de 48 instituições de ensino em mais de 20 diferentes países. O evento “Take Your Seat” (escolha sua cadeira, em tradução livre) reúne criações premiadas que condensam o melhor do design de cadeiras, poltronas e banquetas. Os ciclos de palestras, que ocorrerão ao longo de todo o evento, trarão profissionais renomados da arquitetura, design, arte e indústria para responder questões relativas às suas áreas de atuação, estratégias de educação, economia, impacto ambiental, relacionamento entre designers e curadores e muito mais.
Aqui na Casa Sul acompanharemos os principais acontecimentos e traremos as últimas novidades, em primeira mão, para você não perder nenhum detalhe. Fique ligado em nossas redes sociais e em nosso site!