Apartamento Zen
Onde: Curitiba • 10 de Setembro - 2020 | Fotos Eduardo MacariosApartamento de 42m² ganha funcionalidade e design “clean” em projeto de renovação completo
Há poucas coisas que dizem tanto a respeito da personalidade e estilo de vida de uma pessoa quanto a casa em que ela vive. Neste apartamento em São Paulo, no bairro Consolação, a professora universitária de 60 anos e origem japonesa inspirou todos os detalhes da reforma de interiores, idealizada e executada pelo escritório UNIC Arquitetura.
“A proprietária do imóvel morava sozinha e desejava reestruturar o apartamento. Sentia a necessidade em ter mais área de apoio e armários, ao mesmo tempo de espaços amplos, integrados e aconchegantes para trabalhar, cozinhar e receber os amigos. Seu desejo era que seguíssemos uma linguagem contemporânea e atemporal para o projeto do apartamento.” – contou a arquiteta Carolina Danylczuk. Para atender a estas necessidades a sala de estar foi integrada à cozinha e à varanda para maximizar o espaço disponível, recebendo pisos e paredes de cimento queimado. Todos os pontos hidráulicos e elétricos, pontos de gás e estrutura de ar-condicionado também precisaram ser refeitos, uma vez que o edifício havia sido construído em 1995.
“Integramos o hall de entrada com a cozinha através de um painel ripado parede-teto com iluminação indireta. Esse elemento, além de ser uma referência da arquitetura japonesa, demarca a entrada, esconde o quadro elétrico e quebra a rigidez da cozinha. Criamos uma cozinha maior, com mais armários, e integrada com a sala através de uma ilha central e mesa de jantar engastada. Setorizamos também os eletrodomésticos de forma funcional e ergonômica para ter mais conforto.” – afirmou a arquiteta. A paleta de cores reduzida e os móveis em linhas retas permitiram que as obras de arte e detalhes de décor ganhassem destaque. O resultado é moderno e quase “zen” em sua simplicidade, garantindo o ambiente amplo e totalmente funcional desejado pela proprietária.
A suíte máster e o quarto de hóspedes também contam com paleta de cores neutra e revestimentos de cimento queimado, deixando o o toque de cor por conta das obras de arte de inspiração japonesa e detalhes de madeira do mobiliário. A luminosidade natural é aproveitada na suíte, onde o espelho, aplicado em toda a lateral do armário, contribui para aumentar a sensação de amplitude do ambiente. Como o apartamento fica numa rua bastante movimentada de São Paulo, ao lado de bares e estabelecimentos comerciais que ficam abertos até tarde, os quartos receberam isolamento com lã de vidro e esquadrias de PVC para garantir o conforto acústico.
“Sempre optamos por inserir a cliente como protagonista das diversas etapas do processo e estimulamos a troca de ideias e informações para um vínculo mais profundo com o projeto. O resultado dessa interação acontece ao fim de todo o processo. A cliente se sentiu realizada no novo espaço que residirá.” – comemora a profissional. Dá para entender o motivo de tanta satisfação. Confira mais imagens em nossa galeria!