• CONTENT
Produtos e Tendências

Sete de Setembro com Brasilidade

Onde: Curitiba • 06 de Setembro - 2022 | Fotos Créditos nas Fotos

Uma seleção de produtos e peças decorativas que celebram o Brasil com muita personalidade

A cultura, natureza e diversidade brasileiras merecem ser celebradas o ano todo. Neste sete de setembro, porém, esta seleção de peças e elementos decorativos pode adicionar um pouquinho de Brasil a qualquer espaço - confira nossas escolhas!


Arte Indígena - Vasart

 

Acima: Vaso Kaiowá, da Vasart – Divulgação

Com inspiração na arte indígena, a Vasart, empresa de vasos contemporâneos e sustentáveis, apresenta duas novas coleções que buscam homenagear esses povos tão importantes. A linha Marajoara, que buscou referências na arte dos índios da Ilha de Marajó – PA e possui três modelos diferentes de vasos (todos no tamanho 38cm x 35cm) e com três possibilidades de cores.


Vasos da coleção Marajoara, da Vasart | Divulgação

Enquanto a Kaiowá faz uma homenagem à tribo brasileira Guarani Kaiowá. A coleção está disponível nos tamanho 48cm x 45cm e 28cm x 56cm, com cinco cores diferentes. O design de ambas as linhas remete aos vasos de barro feitos artesanalmente pelos índios. Seguindo a proposta sustentável da Vasart, as peças são produzidas com a tecnologia de rotomoldagem e utilizam polietileno (100% reciclável e 50% reciclado), com base nos princípios da Economia Circular.


Coleção Cacau - Vasart


Vasos da coleção Cacau | Projeto de Wagner Corrêa Paisagismo e Divulgação Vasart

 
Como o próprio nome já diz, a coleção de vasos foi inspirada no formato do Cacau, fruto tão amado pelos brasileiros. As peças são perfeitas para quem prefere um tipo de design mais ousado. Os vasos estão disponíveis em 5 tamanhos diferentes (32cm x 46cm; 42cm x 54cm; 70cm x 70cm; 55cm x 55cm e 40cm x 40cm), além de cinco opções de cores.

 

Bichos da Serrinha – Plantar Ideias

Série Bichos da Serrinha, da Plantar Ideias – crédito de Andrés Otero 

 

Para a série Bichos da Serrinha, o escritório Plantar Ideias resgatou conceitos do mobiliário indígena tradicional brasileiro ao desenvolver - sob a curadoria do artista e idealizador do Festival de Arte Serrinha, Fabio Delduque - peças de design inspirados na fauna que habita o território de conservação ambiental, com remanescentes da Mata Atlântica.




Série Bichos da Serrinha | Fotos: Andrés Otero

As aves como o Alma de Gato, o Saíra Sete Cores e o Tucano Mirim, deram origem a esculturas que podem pousar livremente sobre mesas, estantes e janelas. Já os mamíferos como o Lobo Guará, o Macaco Bugio e o Tamanduá Mirim, dão forma a bancos, mesas de apoio e luminárias.

 

 

Lobo Guará - Série Bichos da Serrinha | Fotos: Andrés Otero 

Produzidos com metal e pintura eletrostática, eles são "mobiliários inspirados na arte indígena que, de maneira lúdica, remetem aos bichos da mata atlântica", descrevem os arquitetos Felipe Stracci e Luciana Pitombo sobre o mobiliário que estão instalados também no Sol:.Ar, o espaço da Plantar Ideias na CASACOR São Paulo.


Móveis – Plantar Ideias

Bananeira Namoradeira: Uma releitura das tradicionais namoradeiras, porém com design tropical, faz com que as pessoas sentem para conversar em diversas posições, semelhante também à essência do ser humano. Este mobiliário singular é composto por três volumes de concreto branco e encosto em aço inox cobre, com uma barra central que remete a simetria e textura da folha bananeira.

 

 

Namoradeira Bananeira, da Plantar Ideias | Divulgação

"Visto o comportamento natural do crescimento e agrupamento das bananeiras, que é bem familiar e acontece de forma aleatória e não retilínea, trouxemos esse design orgânico para o mobiliário. Afinal, ninguém se sente confortável sentado em fileira, de forma retilínea. É do ser humano se agrupar em diferentes formas, visando o intimismo e o conforto", explica Felipe Stracci.


 

Banco Bromélia, da Plantar Ideias | Divulgação

Banco Bromélia: Inspirado na forma e textura da planta, o mobiliário é composto por três assentos em forma de pétalas, que propõe uma maneira diferente de acomodação, servindo como um banco triplo para grandes áreas externas. Com 3,20m de diâmetro, o mobiliário oferece interação com o usuário, em função do baixo centro de gravidade de uma pétala que, com a base arredondada, gera um balanço suave. Todo em concreto branco, o móvel possui a parte interna lisa e a externa rugosa, como originalmente é a planta.

 

Alma Brasileira - Adamá

Ladrilho Selva, da Adamá, em projeto da arquiteta Simone Couto com – crédito de Bruno Lopes 

 

Em cada uma de suas criações, a Adamá, com sede em Sorocaba (SP), se preocupa em evidenciar a alma brasileira através de revestimentos com design inovador. Ondas de rios e mares, o gingado da dança, a exuberância da fauna e da flora e a inspiração nas crenças. As coleções são resultado de um longo trabalho de pesquisas e viagens por várias regiões e cidades brasileiras, em busca de detalhes preciosos. Os ladrilhos hidráulicos têm produção artesanal e vários diferenciais. As peças de alta resistência e durabilidade apresentam espessura extrafina de 11mm e peso reduzido.

 

 

 

Composições de ladrilhos hidráulicos dos modelos Amazonas, Iemanja, Samba e Selva | Divulgação

Amazonas: inspirado na exuberância do Rio Amazonas, com suas curvas e seus movimentos entre a floresta. Ao juntar algumas peças, a composição revela desenhos surpreendentes. Iemanja: dois ladrilhos, com design espelhado, formam o desenho ondulado básico que funciona em diversas posições. Na horizontal lembram as ondas do mar e, na vertical, traduzem as curvas femininas da divindade.

Samba: presta homenagem para uma das principais manifestações culturais de nosso país. As formas do design do ladrilho fluem, guiando o olhar, nunca parando em um centro visual e assim parecem estar dançando. Selva: possui um design geométrico composto por arcos, que formam folhas e flores abstratas, remetendo às Bromélias e Helicônias.

 

Décor Natural - Yamamura






Peças decorativas da Yamamura em ambiente da arquiteta Luciana Ballio – crédito de Emerson Rodrigues
 

A Yamamura, megastore especialista em iluminação, que completa 50 anos neste ano, também valoriza a brasilidade por meio de elementos naturais presentes em luminárias e objetos decorativos diversos. Madeira, fibras, tecidos, cerâmica e pedras são alguns dos presentes nas peças à venda nas quatro unidades físicas e na loja online. Como a biofilia e a tendência Urban Jungle continuam em alta, esse é um ótimo motivo para aumentar a conexão com a natureza dentro de casa.

 

Abajur e pendente em madeira, da Yamamura

 



Vasos e cachepots decorativos feitos com fibras em projeto de Pìetro Terlizzi



Luminária de juta e madeira em projeto de Isabella Nalon e Sula Miranda | Créditos: Divulgação e Emerson Rodrigues


Design Brasileiro – Roca Brasil / Metais e Louças

Optar por uma peça de design assinado é como comprar uma obra de arte: o material é escolhido com a minúcia das formas e cores pensadas cuidadosamente para atender os mais altos padrões de qualidade, ergonomia, conforto e estilo. Foi com esse pensamento que a Roca, expert global em soluções para banheiros, trabalhou e investiu no design autoral brasileiro.



Coleções de cubas com a assinatura de grandes profissionais brasileiros: acima, a cuba de desenho orgânico assinada pelo mestre da arquitetura Rui Ohtake 

Cuba de apoio Infinity, criação da arquiteta Fernanda Marques 


Cuba Horizon assinada pelo arquiteto João Armentano | Divulgação Roca

Atualmente, o portfólio da marca, disponível no Brasil e no exterior, se destaca com as três linhas assinadas pelo mestre da arquitetura contemporânea Ruy Ohtake e os arquitetos Fernanda Marques e João Armentano. Junto com as características que estabelecem cada coleção, a Roca conta com outro valioso atributo: o reconhecimento por meio de expressivas premiações internacionais de design dentro do universo de desenvolvimento de produtos.

 

Memória afetiva: Incepa – Metais e Louças

Os banheiros coloridos trazem muita nostalgia para a maioria das famílias brasileiras. Considerada uma das cores mais populares para a decoração desses ambientes durante os anos 50, o rosa mostrou que voltou com tudo (e como tendência!). Tendo este alerta em vista, a Incepa, referência em metais e louças sanitárias, traz inspirações de ambientes e apresenta os produtos na cor Rose que compõem seu portfólio e agregam modernidade e beleza aos banheiros.

 

Com cor e fabricação exclusiva da Incepa, as cubas da linha Platinum possuem bordas finas que trazem leveza para banheiros e lavabos | Foto: Divulgação

 

Mármore Paraná – Roca Cerámica

Um mármore singular e de beleza única é a definição da rocha genuinamente brasileira que encanta o mercado internacional. Os porcelanatos da série Mármore Paraná, da Roca Cerámica reproduzem os desenhos característicos da rocha natural. Os veios dourados e cinzas assimétricos se distribuem de forma irregular sobre o fundo off-white. A longevidade do porcelanato, as opções de acabamento e amplitude das placas garantem lugar em projetos exclusivos. Disponível nos superformatos 120x120cm e 120x250cm.

 

Série Mármore Paraná, da Roca Cerámica

 

Revestimento Amazônia – Incepa

Presente no Brasil e em mais 8 países da América Latina, a Amazônia é a maior floresta tropical do mundo. No entanto, para quem vive em grandes cidades, o Urban Jungle tornou-se uma tendência na decoração. Nesta série de revestimentos de parede da Incepa, que pertente ao grupo Roca Brasil Cerámica, as folhagens verde-escuras remetem às matas e a textura aplicada em revestimentos cerâmicos 21,5x21,5cm adiciona pontos de cor às paredes, fato que cria uma maior conexão com a natureza.

 

Série Amazônia, da Incepa | Divulgação


Confira todas as imagens em nossa galeria! 

Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook