• CONTENT
Produtos e Tendências

Tendência: a volta do macramê

Onde: Curitiba • 09 de Agosto - 2020 | Fotos Divulgação

Perfeitas para criar um clima boho, as peças podem decorar paredes, vasos e muito mais

Como não se apaixonar pelo macramê? A técnica artesanal de tecer com nós é antiga e se aproxima do crochê, mas é inteiramente feita com as mãos, dispensando o uso de agulhas. "É uma técnica de tecelagem manual, em que se trabalha com os dedos para cruzar e amarrar os fios, formando uma composição rica. Muitos acreditam que o macramê seja uma evolução dos nós, que ganharam um trabalho muito mais elaborado", conta Nathalie Serafin, estilista e CEO da Thirty Seven Trend, marketplace que prega a filosofia slow fashion e exalta artesãos brasileiros.

Segundo Nathalie, a origem do macramê é indefinida. Acredita-se que a palavra seja derivada do árabe 'migramah' - ou 'franja', em bom português. Ainda no século XIII, era comum que os tecelões árabes confeccionassem franjas para seus camelos e cavalos, utilizando-as para afastar moscas dos animais. "Outros acreditam que o macramê deriva do turco 'makrama', que significa toalha ou guardanapo", complementa Nathalie.

Ancestral, a técnica do macramê viajou o mundo e, hoje, é tendência no décor, capaz de levar aos ambientes um clima boho - seja ao ser utilizada em tapeçarias, hangers, luminárias, mantas. "Na Thirty Seven Trend, expomos diversos artesãos brasileiros que resgatam esse trabalho, compondo peças únicas e inteiramente manuais", conta Nathalie.

É o caso da Maia, da estilista capixaba Marina Maia. Com sua marca, a artesã divide sua paixão por atividades manuais e segue um processo criativo livre e intuitivo, que resulta em formas e jogos de cor variados e únicos. A Nós em Nós, por sua vez, propõe uma reconexão com o lar - que, segundo a marca, é 'onde o coração está'. Suas peças de macramê são feitas cuidadosamente, com um trabalho artesanal minucioso e cheio de carinho.

 

Em seu site, Nathalie expõe hangers, luminárias, tapeçarias de parede e diversos acessórios em macramê. "Acredito que a Thirty Seven Trend é uma facilitadora, para que seja possível levar para dentro do lar um trabalho brasileiro, artesanal e ético - seja em um detalhe no lar, ou até mesmo ocupando uma parede de destaque", afirma Nathalie.

Confira os produtos que ilustram a matéria no site da marca: https://www.thirtyseventrend.com/

 

Galeria
Comentários
Deixe seu comentário

Identificação X
entrar usando o facebook