• CONTENT
Arquitetura

Luz, cor, alegria: um décor alto-astral

Onde: Curitiba • 30 de Junho - 2020 | Fotos Carlos Piratininga

Cores alegres e intensas, reaproveitamento de materiais e escolhas conscientes dão o tom deste projeto assinado pela arquiteta Cristiane Schiavoni

Com espaço de sobra para abrigar todos os sonhos do casal e dos dois filhos, o apartamento de 187 m² localizado no bairro da Vila Leopoldina, capital paulista, parecia a morada perfeita para a família. Porém, assim que mudaram, perceberam que a planta não atendia a todas as suas necessidades: a arquiteta Cristiane Schiavoni, do escritório que leva seu nome, comandou a reforma do imóvel que resolveu esse problema.

Quando os clientes compraram o apartamento os novos moradores não encontraram ambientes distribuídos conforme a planta original, pois o antigo proprietário já havia empreendido algumas tentativas de reformas. Conforme a nova família chegou tentaram, sozinhos, dar uma nova cara ao imóvel através das mudanças de alguns acabamentos. "No entanto, o resultado alcançado não deixava o casal confortável, nem mesmo para um churrasco entre amigos", revelou Cristiane.

O living foi pensado para que a família estivesse sempre reunida, mesmo ao receber visitas. Por isso o espaço recebeu uma lareira ecológica, posicionada na mesa de centro. "O fogo aquece e reúne as pessoas", avalia Cristiane. Na composição do décor um sofá arredondado (Líder Interiores), poltronas de estilo retrô que já eram dos clientes e um tapete redondo delimitam o espaço e criaram uma atmosfera convidativa que destaca a paleta de cores despojadas, traduzindo a personalidade dos moradores. Ao lado, uma charmosa cristaleira espelhada com espaço para objetos decorativos dispõe de bar e adega, deixando os convidados à vontade para se servir.

 

Integrado, o home theater promove o entretenimento e conta com estrutura completa de áudio e vídeo. O décor mostra o apreço dos moradores pelos tons fortes:o confortável sofá azul (que também já era dos clientes) é perfeito para maratonar séries e os filmes preferidos da criançada,ganhando ainda mais destaque com a escultura amarela da artista plástica Rosana Ciotta. "Com o posicionamento da área social os adultos podem aproveitar o living, enquanto ficam 'de olho' nos pequenos diante da TV", destaca a arquiteta.

 

Com a reforma, a sala de jantar passou a ocupar o espaço da antiga varanda: com esta nova disposição o ambiente recebe jantares tradicionais e também funciona como apoio à churrasqueira que, por sua vez, está integrada ao espaço social da casa. A mesa de jantar azul, combinada à elegância das cadeiras em três modelos diferentes, mantém a proposta da arquiteta para a área social. "Na delimitação dos ambientes usei também o cobogó, elemento tão brasileiro que agregou ares de memória afetiva", esclareceu Cristiane.

 

Outro ambiente que antes da obra não atendia as necessidades dos moradores era a área de estudos e home office. A arquiteta conta que a solicitação foi de um local arejado e agradável para família. Separada da sala de jantar pelo cobogó, a mesa para as atividades foi posicionada com vista para a cidade e o verde das samambaias fixadas no teto contribuiu para o bem-estar em meio à cidade grande. "Sensação de paz é fundamental para fazer as lições de casa", conta a arquiteta que também é mãe e entende bem as necessidades dos pequenos.


Na cozinha, que já havia sido alterada pelos antigos habitantes, o projeto manteve a marcenaria e substituiu a pedra da bancada pelo Granito Café Imperial (Mont Blanc Mármores), que se alinhou às demais escolhas para o ambiente.

 

A suíte master foi criada como um refúgio do casal, apostando no duo branco e preto para 'abraçar' os moradores com diversas texturas e materiais. A escolha para a cabeceira é um tanto quanto inusitada: o revestimento cerâmico cinza escuro (Portinari), envolto na profundidade do painel, se destaca pelo seu efeito tridimensional e é ainda mais valorizado pela iluminação indireta. Vale também destacar a solução para guardar os sapatos do casal: ao lado da cama, a marcenaria contempla todos os pares e deixou o closet livre apenas para as roupas. Personalidade, alegria e convívio em família: o apartamento pós-reforma reflete tudo o que os clientes mais valorizam. Confira mais imagens em nossa galeria!

 

 

Serviço:

Cristiane Schiavoni Arquitetura

Av. Imperatriz Leopoldina, 957, sala 1914, Vila Leopoldina, São Paulo

Tel. (11) 3649 4900

www.cristianeschiavoni.com.br

@cristianeschiavoni

 

Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Interiores

O poder do rosa

Onde: • 08 14:03:00 de Março - 2024
O poder do rosa | Casa Sul

A cor rosa é frequentemente associada ao feminino. Vista como delicada e romântica, muitas vezes é escolhida para representar feminilidade e ternura. Mas há novas formas de aplicar a cor como nestes ambientes em que os atributos do rosa, em diferentes tonalidades, permitem sua presença em todos os ambientes da casa independente de gênero.

leia +
Identificação X
entrar usando o facebook