Especial de dia das crianças: projetos infantis
Onde: Curitiba • 12 de Outubro - 2021 | Fotos Créditos nas fotosQuartos de bebê, brinquedotecas, quartos de pré-adolescentes e mais: nossa seleção de projetos especiais para agradar aos pequenos moradores
Projetos inspiradores que acolhem as crianças do nascimento até a pré-adolescência: em homenagem à semana do dia das crianças selecionamos dicas profissionais de décor, segurança e organização para te ajudar a criar ambientes ideais para o conforto e saúde dos pequenos. Confira:
PRIMEIRA INFÂNCIA:
Quartos de bebês exigem certos cuidados na hora de escolher materiais e acabamentos. Felizmente, o mercado tem se conscientizado da importância de oferecer opções mais seguras para espaços dedicados à primeira infância. Tintas atóxicas, revestimentos emborrachados e materiais de fácil limpeza são algumas das soluções que adicionam praticidade ao dia a dia e garantem o bem-estar dos bebês. Escolher um profissional capacitado vale muito a pena na hora de criar um "quartinho dos sonhos"!
Projeto de Alessandra Gandolfi, foto de Eduardo Macarios
Acima: Para o primeiro quarto do pequeno cliente a arquiteta Alessandra Gandolfi apostou em mobiliário sob medida e máximo aproveitamento da metragem disponível. Portas de correr espelhadas nos armários ampliaram visualmente o espaço e delimitaram a área do trocador extenso. A inclusão de um baú e de um gaveteiro sob esta superfície adicionou espaço de armazenamento e permitiu a inclusão da cama de apoio, poltrona de amamentação e berço ao espaço. Matizes de verde e detalhes lúdicos finalizaram este projeto confortável e delicado. Nada mau chegar ao mundo com um quartinho desses, não é?
Acima: Projeto de Caroline R. Stratmann, foto de Viviane Somensthal
Acima: As crianças crescem numa velocidade espantosa: subitamente aquele bebezinho, que você pegava no colo, está na escolinha... num piscar de olhos, já está jogando videogame e saindo com os amigos. Para acompanhar este desenvolvimento vertiginoso a arquiteta Caroline R. Stratmann idealizou um quarto versátil que pode ser facilmente adaptado a diferentes necessidades. O guarda roupa, por exemplo, foi elaborado com medidas de padrões adultos. A paleta de cores fugiu dos tons pastel e apostou no cinza: atemporal, a tonalidade destacou o painel laqueado com molduras em boiserie. O resultado oferece conforto e bem-estar para todas as fases da vida.
Projeto de Indira Macedo, foto de Marcelo Stammer.
Acima: Inspirada pelo interesse e imaginário de crianças de todas as idades, que sonham em viver as aventuras de um astronauta, a profissional Indira Macedo trouxe para o ambiente esse universo ainda tão desconhecido: o espaço sideral. O quarto de menino tem uma base neutra em tons de cinza e branco, o papel de parede personalizado traz o toque lúdico que o ambiente precisa e a tonalidade azul lembra o céu. O Mobiliário moderno, também em tons de cinza, é da Ameise Design. O espaço fez parte da mostra da loja Sonhos de Ninar 2020, em Curitiba.
Projeto KIDS Arquitetura, foto de Marcelo Stammer.
Acima: O quarto "Arco-Íris", da Kids Arquitetura, foi projetado para abrigar os lançamentos da Quater Móveis na mostra Sonho de Ninar 2020, em Curitiba. O quarto Arco-Íris traz toda a paleta de cores da linha Tomi. O principal elemento do ambiente é sem dúvidas o painel em formato de arco-íris, que está posicionado no centro do quarto e norteia toda a decoração. Para complementar esse universo lúdico, as profissionais também trouxeram elementos referentes ao céu, como o painel e o tapete em formato de nuvem.
BRINQUEDOTECA:
Espaços voltados às brincadeiras são uma excelente opção para que as crianças façam amizades e dêem asas à imaginação em um ambiente seguro. oS playgrounds e brinquedotecas, disponíveis na maioria dos edifícios e condomínios atualmente, é importante ensinar os pequenos a exercitar a organização e o respeito ao espaço dos outros.
A arquiteta Caroline Bollmann deu algumas dicas para para idealizar brinquedotecas seguras e acolhedoras: CORES: "As cores são muito importantes para estimular a criatividade das crianças. Nesse caso, por se tratar de um espaço para meninos e meninas, optamos pelas cores primárias unissex que ficam alegres.” – destacou a profissional. Papéis de parede são outra ótima opção de décor e podem ser trocados com facilidade, além de lavados e higienizados.
Abaixo, a brinquedoteca criada pela arquiteta (foto de Marcelo Stammer)
SEGURANÇA: Um fator muito importante neste tipo de projeto é a correta especificação de materiais, como nesse caso, piso vinílico, emborrachado para todo o espaço, além de móveis resistentes com cantos arrendondados. Estantes devem ser fixas e, se possível, entre paredes de alvenaria. Como este é um lugar para extravasar as energias é fundamental que o mobiliário não ofereça riscos às brincadeiras.
CRIATIVIDADE: A imaginação faz parte das brincadeiras e deve ser estimulada no espaço da brinquedoteca. Nesse caso, a arquiteta criou uma parede especial, que pode receber desenhos com giz, e um espaço lúdico para brincar de casinha ou castelo. Outra sugestão é agregar ao espaço uma área de games e TVs, evitando assim que os brinquedos se espalhem às áreas de dormir: a diferenciação do espaço de brincar e do espaço de dormir ajuda a delimitar a hora de cada atividade, deixando para o quarto os momentos de descanso, tranquilidade e concentração.
NEM CRIANÇA, NEM ADOLESCENTE:
A transição da infância para a adolescência é uma fase marcada por muitas mudanças. Para acompanhar este período de transformação a arquiteta Laryssa Rocha idealizou projetos distintos, porém igualmente interessantes, que atendem a todas as necessidades dos jovens clientes.
Projeto de Laryssa Rocha, foto de Inez Sallum.
Acima: Localizado no litoral paranaense, o endereço de férias da família ganhou um quarto moderno e descolado para recepcionar o morador pré-adolescente. O beliche permite hospedar amigos em viagens e visitas nos finais de semana, além de funcionar como gaveteiro e “escada de acesso” graças ao uso inventivo da marcenaria. Tonalidades neutras e referências discretas ao universo náutico completam o espaço, que ainda acumula a função de “refúgio gamer” para garantir férias divertidas mesmo nos dias chuvosos.
Abaixo: O outro projeto, também idealizado por Laryssa, apostou em décor atemporal e confortável para atender a uma jovem pré-adolescente. O décor, delicado e atual, apostou em tons de cinza e branco e detalhes personalizados em rosa suave. Fitas de led sob as prateleiras e espelhos nas portas dos armários contribuíram para um resultado final ainda mais leve e convidativo.
Projeto de Laryssa Rocha, foto de Inez Sallum.
Abaixo: Cientes de que espaços organizados favorecem a concentração e o descanso, o quarto idealizado pelas arquitetas Jackeline Polese e Tatiana Meister apostou em mobiliário de linhas discretas e paleta de cores suave. Divisórias de madeira ripada serviram conectam e delimitam, a um só tempo, os espaços do closet e da área de estudos. O mobiliário sob medida se prolonga por toda a lateral do ambiente, adicionando nichos e prateleiras para solucionar necessidades de armazenamento. A iluminação indireta e fitas de led valorizando detalhes estruturais adicionaram um efeito ainda mais acolhedor ao resultado final.
Projeto de Meister e Polese Arquitetura, foto de Matheus Kaplun.
Gostou das nossas dicas? Fique ligado em nosso site e redes sociais para mais projetos inspiradores e atualizações sobre o mundo da arquitetura e design - feliz dia das crianças!