Conheça a Caçamba do Bem
Onde: Curitiba • 16 de Dezembro - 2019 | Fotos Luiza BogusewskiProjeto vende materiais de construção remanescentes e destina verba a ações sociais
Quem já construiu ou reformou um imóvel sabe: às vezes a quantidade de bons materiais que acabam jogados fora é de partir o coração. Pensando nisso, as arquitetas Camila Picoli, Carolina Beckert, Fernanda Heller e a designer Marília Bender Almeida se uniram para criar a "Caçamba do Bem". Saiba mais sobre o projeto em nossa entrevista:
Casa Sul: O que é a Caçamba do Bem? Como surgiu o projeto e quais profissionais foram responsáveis pela sua criação?
Marília Bender Almeida: É um projeto social de sustentabilidade que tem como foco arrecadar “descartes” vindos da arquitetura e do design, vender tais itens e, com o lucro, promover alguma ação social. O projeto surgiu a partir da nossa vivência em obra, onde víamos que muito material sobrava e era descartado. A ideia foi minha, mas logo eu já conversei com a Carolina, Fernanda e Camila que de imediato já toparam abraçar essa causa!
Casa Sul: Quem pode doar produtos para a Caçamba do Bem?
Marília Bender Almeida: Qualquer pessoa, tanto física quanto jurídica pode doar e até mesmo comprar da Caçamba do Bem!
Casa Sul: Quais produtos podem ser doados para a Caçamba do Bem?
Marília Bender Almeida: Qualquer produto que esteja funcionando e em bom estado (cubas, metais, louças, móveis, etc.).
Casa Sul: Qual o procedimento para realizar doações? Há algum custo?
Marília Bender Almeida: Para realizar a doação o doador deve entrar em contato com a Caçamba do Bem via whatsapp e enviar imagens e quantitativo dos itens que quer doar. Após o ok da curadoria da Caçamba vamos agendar e combinar um frete para retirada das peças. Sempre que o doador for PJ e tiver um caminhão ou frete tentaremos organizar para que o doador entregue as peças (assim economizarmos com o frete). Não há custo para o doador!
Casa Sul: Como o projeto é financiado? Aceitam outros tipos de doações (valores em dinheiro, etc)?
Marília Bender Almeida: O projeto é financiado exclusivamente com os valores obtidos a partir da venda dos materiais doados em bazares promovidos por nós e divulgados em nossas redes sociais.
Casa Sul: Quais empresas e profissionais são parceiras do projeto?
Marília Bender Almeida: Já temos algumas empresas parceiras como Mantra, SpotLight, GreyHouse, Portobello e vários escritórios de arquitetura. Sempre divulgamos em nosso Instagram a logo dos parceiros para que as pessoas possam ver e optar por empresas e profissionais que tenham essa consciência social e sustentável.
Agora que você já conhece uma alternativa super bacana para destinar bons materiais remanescentes de construção, acesse as redes sociais da Caçamba do Bem e contribua! A Casa Sul apóia e admira esta iniciativa!
Instagram: @cacambadobem
Facebook: https://www.facebook.com/cacambadobem/