Integração sustentável
Onde: Litoral do Paraná • 12 de Novembro - 2018 | Fotos Marcelo StammerLinhas retas, ampla iluminação e cores vibrantes: o projeto das arquitetas Luciana Olesko e Maria Fernanda Lorusso é sustentável e contemporâneo
Para o projeto de casa deste casal de empresários, no litoral do Paraná, as arquitetas Luciana Olesko e Maria Fernanda Lorusso acompanharam os clientes antes de finalizar a compra do imóvel. Como já haviam trabalhado juntos antes, as profissionais tiveram facilidade em atender os pedidos dos clientes.
O que inicialmente era para ser apenas uma reforma, tornou-se uma casa nova, em que apenas a fundação da casa anterior foi aproveitada. A casa possui 780m², e é dividia em dois andares, subsolo de depósito, casa do caseiro e píer, totalizando 22 ambientes.
Contemporânea, espaços amplos, integração e praticidade foram as exigências dos clientes, que gostam de receber familiares e amigos. Para isso, linhas retas, área de lazer integrada no térreo e uma paleta de cores neutras com nuances vibrantes.
Para a integração com a paisagem, as arquitetas apostaram em revestimentos de pedras naturais, grandes panos de vidro e guarda corpo externos e internos em vidro. A demarcação de planos foi feita com materiais e cores diferentes.
Destaque para o pergolado do píer com floreira na lateral para maior privacidade, e junto ao píer, um deck de contemplação minimalista. Na área da piscina, foi criada uma área de estar externa equipada com uma mesa de centro que pode ser lareira ou champagneira, da Villa Batel, com programação de projeção de filmes e shows no muro oposto, a pedido do cliente.
Na área interna, um grande espaço gourmet com uma ilha de 12 metros que integra área de fogão, churrasqueira e chapa . A bancada de Corian mescla laranja e cinza.
Além disso, todo o projeto é sustentável. A iluminação interna é toda em LED e a externa é acionada por fotocécula: ligam quando escurece e desligam quando amanhece. O aquecimeneto é feito por um combinado de placas de aquecimento solar, aquecedor a gás de passagem e boile. Placas fotovoltaicas amenizam o consumo de ventiladores e ar condiconado. Toda a água da chuva é reutilizada para irrigação do jardim e torneiras externas.
O cliente sugeriu algo laranja na decoração. Como as cores são todas neutras, dentro da paleta do cinza, uma parte da ilha foi feita em laranja, que já da uma imponência no projeto. A cliente gostou tanto que propôs a porta ser laranja.
O banheiro possui dois chuveiros e duas cubas, para o casal compartilhar, porcelanato polido marmorizado cinza. A parede de dentro do box é revestida em slim stone e recebeu um nicho de fora a fora.