• CONTENT
Interiores

Cimento queimado no décor

Onde: Curitiba • 31 de Outubro - 2022 | Fotos Mariana Camargo

Este revestimento, permanente e versátil, pode ser utilizado na arquitetura de interiores para compor projetos de diversos estilos

A estética proporcionada pelo cimento queimado está cada vez mais enraizada na arquitetura de interiores. Depois de voltar com força renovada nos últimos anos, o cimento queimado tem conquistado espaço nos mais diversos projetos de arquitetura de interiores. Para compor um décor com atitude, seja no estilo industrial ou minimalista, os profissionais de arquitetura e consumidores dispõem de uma série de inovações, cores e possibilidades, além de técnicas clássica, tintas próprias e até porcelanatos. A arquiteta e designer de interiores Daniela Funari selecionou algumas dicas, soluções e projetos que utilizam este material de formas inspiradoras - confira a seguir.

 

Onde e como usar o cimento queimado?

 

A partir da pesquisa para um projeto de arquitetura geralmente surgem dúvidas sobre qual o melhor local para o revestimento e qual o tipo mais indicado para o uso pretendido. Daniela afirma que pisos, em geral, são bons locais para instalar o cimento queimado (principalmente aqueles situados em salas e varandas). Sempre que aplicados em áreas úmidas ou pouco ventiladas vale a pena investir em um impermeabilizante ou acabamento extra para garantir a durabilidade. 



Já para as paredes, a profissional recomenda considerar o resultado decorativo final, refletindo sobre como este elemento irá compor o os ambientes como salas de estar, TV, home office ou dormitórios. "A opção pelo porcelanato com acabamento de cimento queimado beneficia espaços mais modernos, pensados com linhas contemporâneas de decoração. O material também é super bem-vindo para as propostas de integração entre salas, cozinhas e varanda" - recomenda Daniela.


 

Outra dica valiosa trazida pela profissional diz respeito à composição do décor que melhor harmoniza com a aparência do cimento queimado. Segundo ela, tonalidades como o azul e o verde são escolhas excelentes quando o intuito é oferecer um contraponto à tonalidade natural do cimento. "Também gosto muito de uma palete de cores frias para decorar um ambiente com revestimento de cimento queimado", afirma.

Apesar do amplo leque de opções disponíveis no mercado, a profissional também reforça a ideia de que é necessário verificar e seguir as orientações de cada produto específico. "Não dá para sair aplicando da mesma maneira. Em nossos projetos, seguimos, à risca, as orientações indicadas por cada fabricante – seja com tinta, massa acrílica ou com um porcelanato", reitera.

 Sala de Estar

 


"Nesse apartamento, o cimento queimado foi um pedido do cliente que gostava muito do efeito e buscava por uma aparência que ajudasse a minimizar a sujeira", explica Daniela. O material foi utilizado na varanda deste imóvel, localizado na zona oeste de São Paulo.


Para arrematar o projeto, a profissional incluiu painéis em madeira, propondo uma mescla de texturas entre os tons dos materiais e promovendo a compartimentação visual dos ambientes ao mesmo tempo que manteve a livre circulação do espaço integrado. 

 

 

Home office




"O espaço destinado ao trabalho ganhou uma atmosfera mais sóbria e masculina, refletindo a personalidade do morador. Investimos nessas duas paredes de cimento queimado, equilibradas pelos móveis em madeira", descreve a arquiteta.





O sofá de cor vibrante, escolhido para contrastar com o cinza das paredes, arrematou o décor com um toque de ousadia. Os detalhes no décor também seguem o tom frio do azul, seja na cadeira, nas gavetas ou nos objetivos decorativos sobre a mesa de trabalho. 

 

Varanda
 


"Numa cor de cimento puxando mais para o bege, esse cimento queimado foi escolhido pela praticidade", destaca Daniela, colocando em evidência a ampla paleta de cores que o material apresenta. "Para compor, executamos o painel todo marmorizado da sala, que juntamente com o cimento, adicionou a sofisticação que buscávamos", ressalta.

Utilizado em um living sofisticado e com décor refinado, este projeto comprova a versatilidade do cimento queimado, que vai muito além de projetos que sigam uma arquitetura brutalista ou industrial.

 

Confira mais imagens em nossa galeria!

 

Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook