• CONTENT
Arquitetura

Casa em região histórica de Tel Aviv

Onde: Curitiba • 16 de Setembro - 2022 | Fotos Gidon Levin

A residência dilapidada em um bairro histórico de Tel Aviv passou por renovações e virou um exemplo arquitetônico à altura de qualquer grande metrópole

 

A cidade mais populosa de Israel é uma metrópole agitada, considerada um centro financeiro e artístico de relevância internacional. Ao longo de sua extensa história, países e culturas diversas produziram marcas nos costumes e paisagem locais.

 


A residência que ilustra esta matéria é um exemplo disto: a arquiteta Meirav Galan descobriu este imóvel dilapidado enquanto procurava um novo endereço no bairro de Neve Tzedek, em uma região histórica da cidade. “Na minha primeira visita ao imóvel percebi que, sob toda a degradação, havia um charme europeu com um toque mediterrâneo.” – revelou a profissional.



Apesar de abandonada, a residência tinha elementos remanescentes do período de influência francesa no país: pé-direito amplo, portas e janelas em estilo clássico francês, guarda-corpos de ferro trabalhado e varanda mediterrânea convenceram a arquiteta de que o local era um verdadeiro diamante bruto.

 

Encantada pelas possibilidades, Meirav arregaçou as mangas e criou um projeto que abraça sua herança histórica ao mesmo tempo que acolhe as amenidades e confortos da vida contemporânea. O layout foi distribuído ao longo de quatro pavimentos, sendo dois destinados à residência em si e outros dois o porão preservado, em observância a leis locais relativas ao patrimônio histórico, e um terraço com piscina e vista para o mar mediterrâneo.




No térreo, o antigo jardim acima do nível da rua foi convertido em um pátio suspenso que conduz à entrada principal de maneira agradável. No interior, outra surpresa: o átrio central com jardim valoriza a iluminação e ventilação naturais, além de conectar os diversos andares e servir de acesso entre a ala antiga e atual da residência.

 

Construída nos fundos da residência, a nova ala ampliou o espaço disponível sem sacrificar a identidade arquitetônica da edificação preexistente. Ao fim da reforma, a residência passou de 246m² para 580m² de área construída total, e ganhou uma estética sofisticada que poderia localizá-la em qualquer grande capital do mundo.



Os charmosos ladrilhos geométricos, originais da década de 30, conferiram colorido todo especial à sala de estar e à ampla cozinha com sala de refeições. Detalhes clássicos, como os painéis de boiserie, criaram uma composição interessante com o mobiliário de design contemporâneo e os pendentes de iluminação modernos.

 


A escadaria central, ladeada por uma estante de madeira e uma ampla janela que se abre para o jardim, conduz às suítes e salas de estar íntimo no segundo andar da residência.

 


No terraço, além do balcão mediterrâneo de frente para a rua, a piscina com vista para o mar oferece um refresco em meio às altas temperaturas. Um novo capítulo promissor acaba de se abrir na história incrível que este imóvel tem para contar.

 

* Esta matéria foi originalmente publicada na edição 111 da Revista Casa Sul, disponível para download em nossa loja virtual. 

Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook