Arquitetura e design de interiores nos EUA ganham toque brasileiro
Onde: Orlando, Flórida • 23 de Março - 2020 | Fotos Créditos nas fotosNa coluna dessa semana a arquiteta Cristiane Gusmão fala sobre a receptividade do mercado americano à arquitetura e design brasileiros
O Ministério das Relações Exteriores brasileiro estima que cerca de 1 milhão e 200 mil brasileiros residem nos EUA. Segundo estimativa recente do Consulado-Geral do Brasil em Miami uma parcela significativa desse grupo escolheu a Flórida para morar. São pelo menos 300 mil pessoas que atuam nas mais diversas áreas - e muitos trabalham com arquitetura e design de interiores. Mais do que isso: fazem muito sucesso nesse segmento!
Deixe para lá o clichê de samba e futebol. Hoje são os designers e arquitetos que simbolizam o talento do Brasil no exterior, especialmente nos Estados Unidos. Nossos profissionais são conhecidos por trabalhar com materiais naturais, fazer amplo uso de elementos como a luminosidade, a transparência, a fluidez dos espaços e a leveza estrutural.
Móveis e acessórios orgânicos, “made in Brazil”, também nunca foram tão procurados no exterior. Na última década grifes consolidadas em território nacional se firmaram também em outros continentes, por meio de lojas próprias, franquias e multimarcas, difundindo o jeito brasileiro de morar. São raras as demandas por adaptações: na maioria das vezes, as linhas à venda aqui fora são as mesmas disponíveis no Brasil.
No passado agradar a um cliente americano era um desafio. Hoje nossa nacionalidade abre portas. Nossos profissionais e produtos são mais do que respeitados e reconhecidos nesse mercado tão competitivo: são amados!