• CONTENT
Arquitetura

Volume Equilibrado

Onde: Curitiba • 06 de Outubro - 2021 | Fotos Ricardo Perini

Blocos sobrepostos e volumes em balanço transformam a residência de uma jovem família em um exemplo de arquitetura contemporânea

 

Como os profissionais do ramo de arquitetura e construção bem sabem, é necessário alinhar uma infinidade de fatores a fim de que o resultado final do projeto reflita adequadamente o conceito inicialmente estabelecido. A residência idealizada pelo Studio MG2, para atender a um jovem casal com dois filhos pequenos, não foi exceção: o programa de necessidades familiar extenso e o terreno acidentado, com um aclive de mais de nove metros, exigiram criatividade e soluções inteligentes.


“Um projeto sempre é resultado de vários fatores. Necessidades e vontades dos clientes precisam ser associados às condições naturais do terreno. Neste caso, para superar a topografia desafiadora, o subsolo foi implantado a seis metros do nível da rua interna do condomínio e criamos um jardim sobre laje. Assim, todos os ambientes do térreo tem acesso ao jardim.” – afirmou a arquiteta Mariana Manzoni.


O grande volume de pedra que ocupa a frente da residência, além da importância estética, serve para ocultar a área de serviço composta por cozinha e lavanderia. A partir desta solução o layout foi distribuído ao longo dos dois grandes blocos construtivos: o primeiro, no térreo, ganhou sala de estar, espaço gourmet e área de lazer com piscina para atender ao desejo da família de receber família e amigos com conforto. O décor moderno e o mobiliário da Inove Design garantiram que a arquitetura arrojada das fachadas fosse transportada para os interiores da área social. O aspecto moderno das cadeiras grafite e da mesa de centro em metal escuro forneceram um belo complemento à paleta de cores neutra contrastante com o colorido do paisagismo e da piscina de borda infinita. 


Uma bela escadaria com abertura zenital acessa o segundo grande bloco construtivo da residência. Distribuída ao longo do primeiro pavimento, a área íntima inclui suítes, SPA e estar íntimo. O espaço de circulação entre os dormitórios ganhou móveis sob medida e portas corrediças em laca polida, funcionando como roupeiro e copa de apoio.

 

O piso de madeira natural confere aspecto acolhedor aos diversos espaços, servindo também como revestimento de paredes na suíte máster e no SPA.  O resultado final ficou exatamente o que os proprietários desejavam. “Eles amaram o resultado. O casal até renovou votos de casamento numa cerimônia para a família no jardim da residência.” – comemorou a arquiteta. Final feliz para a família (e para um projeto arquitetônico incrível).    

 

Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook