• CONTENT
Arquitetura

Você sabe o que é o Phygital

Onde: • 29 de Janeiro - 2025 |

Entenda como a fusão do físico e do digital está revolucionando a arquitetura

O conceito phygital (união de físico e digital) surgiu inicialmente no marketing de varejo, antes de ser incorporado em outros setores, como a arquitetura. Ele foi criado para responder à necessidade de integrar a experiência online e offline dos consumidores, especialmente com o crescimento do comércio eletrônico e das novas tecnologias. O termo começou a ser usado para descrever estratégias de lojas físicas que utilizavam tecnologias digitais de ponta para enriquecer a experiência do cliente tais como provadores virtuais, totens interativos e realidade aumentada. Uma das empresas pioneiras em entrar no mundo phygital foi a Amazon que em 2028, através da criação da Amazon Go, inaugurou lojas sem caixas, em que o cliente entra, pega os produtos e sai, com pagamentos realizados automaticamente pelo aplicativo.

 

Chegada à Arquitetura


Na arquitetura, o conceito phygital começou a ser explorado para criar ambientes que mesclam a funcionalidade física com a interatividade e personalização digital, atendendo às demandas de modernidade e conectividade das pessoas. O avanço de tecnologias como IoT (Internet das Coisas), realidade aumentada e automação residencial permitiu que o conceito fosse implementado de forma prática em edifícios e espaços residenciais e comerciais.

 

No contexto de um condomínio residencial, o phygital melhora a experiência dos moradores, oferece conveniência, aumenta a segurança e moderniza os espaços. Na prática isso acontece através de controle de acesso por meio de reconhecimento facial, biometria ou QR codes; iluminação e climatização automatizadas nas áreas comuns como academias ou salões de festas e elevadores que reconhecem o andar de destino com base em credenciais digitais, entre outras funcionalidades cada vez mais amplas.

 

O Projeto do Humaitá


O projeto do First Humaitá, localizado no coração de Rio de Janeiro, é um exemplo de como o conceito phygital pode ser aplicado. A proposta, desenvolvida pela Inspira Conceito & Design e ainda em fase de execução, revitalizará um edifício da década de 50, criando espaços que combinam a tecnologia e a natureza de forma harmoniosa.

 

“Trata-se de um retrofit de um antigo prédio na região, que integra o físico e o digital de maneira harmônica, e mistura a vibrante energia da vida urbana carioca com as belezas naturais que a cercam”, conta a arquiteta Bruna Rody, que assina o projeto.

 

O design foi pensado para proporcionar uma experiência sensorial, unindo tecnologia e elementos naturais como a biofilia, criando um ambiente moderno e acolhedor. “A proposta do First Humaitá vai além de ser apenas um espaço de convivência; ele é uma experiência que conecta o melhor da cidade com inovação e bem-estar”, enfatiza a arquiteta.

 

 

O conceito phygital está presente em todos os ambientes do projeto, desde o hall de entrada até os apartamentos. O uso de materiais naturais, como madeira e pedra, é combinado com elementos tecnológicos, como painéis de LED e sistemas de automação. Tudo funcional e esteticamente agradável.

 

 

O destaque do edifício será a área comum, projetada para ser um espaço de convivência e lazer, equipada com mobiliário inteligente e sistema de som, tornando-a perfeita para eventos e reuniões.

 

 

Outro ambiente que destaca o conceito phygital é o lounge, desenvolvido para ser um espaço de relaxamento e contemplação. Os elementos naturais são combinados com os tecnológicos, como TVs e sistema de som.

 

Uso de telas sensíveis ao toque, projeções interativas e realidade aumentada integrarão a área de jogos do empreendimento

 

 

O projeto do First Humaitá é um exemplo de como o conceito phygital pode ser aplicado em um prédio antigo, criando um ambiente que é ao mesmo tempo moderno e sustentável. Com sua equipe de arquitetos e designers, a Inspira Conceito & Design mostrou que é possível criar espaços que combinam a tecnologia e a natureza de forma harmoniosa, resultando em um projeto que é ao mesmo tempo funcional e esteticamente agradável.

 

“O First Humaitá reflete nosso compromisso em criar espaços que inspiram, combinando a natureza e a modernidade de forma inovadora”, enfatiza Bruna.

 

No conceito phygital os equipamentos de uso comum são acessados através de QR code ou celular liberados exclusivamente para os moradores

 

Madeira, tons claros e elementos naturais integram a sugestão de décor para os apartamentos

 

Iluminação e climatização automatizadas nas áreas comuns como academias ou salões de festas, têm o consumo de energia reduzidos, graças a sensores inteligentes

 

Os pets têm uma área de banho e tosa só para eles

 

Playgrounds interativos usam brinquedos e projeções digitais ou luzes para criar experiências dinâmicas para as crianças

 

Salas de coworking phygital são espaços equipados com telas interativas, videoconferência e conexão à internet de alta velocidade

 

Em resumo, condomínios phygitais alinhados às demandas modernas à medida que forem implantados valorizarão o empreendimento com tecnologia de ponta, e tornarão a experiência dos moradores mais conectada, prática e adaptada ao estilo de vida atual com redução de desperdícios, melhor gestão de recursos e sistemas mais eficazes e práticos de monitoramento.

Comentários
Deixe seu comentário

Identificação X
entrar usando o facebook