Sem tempo a perder
Onde: Curitiba • 19 de Junho - 2019 | Fotos Eduardo MacariosPara facilitar o dia a dia, a família se divide entre o apartamento de apoio no coração da cidade, assinado pelo escritório Belotto Scopel Tanaka, e a casa afastada do centro
Tempo. Uma commodity cada vez mais valorizada, em um cenário onde a rotina corrida não dá trégua para ninguém. É preciso fazer valer cada segundo. Para isso, estar mais perto do centro da cidade, para executar as tarefas do dia a dia, significa menos tempo no trânsito e, consequentemente, mais tempo livre para se fazer o que gosta e estar perto de quem se ama.
Foi pensando assim que os proprietários de uma casa em condomínio fechado, em um bairro afastado de Curitiba, resolveram comprar um apartamento de apoio mais próximo do centro. O imóvel escolhido, localizado no coração do Batel, é rodeado por lojas, restaurantes e shoppings e deixa tudo à mão para a família. A reforma do apartamento, que durou apenas cinco meses, ficou a cargo do escritório Belotto Scopel Tanaka Arquitetura, dos arquitetos Guilherme Belotto, Camille Scopel e Thiago Tanaka: “Os clientes queriam um apartamento contemporâneo, de lifestyle urbano que fosse prático e aconchegante”, explicam.
Por estar localizada no primeiro andar do edifício, a unidade de 75 m² conta com dois terraços, o que permitiu a ampliação do espaço para 120 m² privativos. Os pisos já existentes - porcelanato na área social e madeira na área íntima - foram mantidos e o layout original recebeu pequenas alterações, para otimizar a metragem reduzida.
A sala de jantar foi deslocada para uma das áreas externas, ficando próxima da churrasqueira gourmet. Com essa mudança, o estar social ficou mais amplo e capaz de acomodar até oito pessoas confortavelmente.
O quarto dos filhos ganhou uma nova porta janela com vista para o terraço, que antes era acessado apenas pela suíte do casal. Para melhorar a circulação no ambiente, as camas de solteiro foram dispostas rentes à parede.
O projeto traz madeira, mármore e linho como materiais predominantes, seguindo uma paleta de tons terrosos e acinzentados. Peças de design assinado, como a mesa lateral Ring, de Jader Almeida, e obras de arte pontuam todos os espaços do apartamento, realçando a inspiração urbana e confortável do conjunto.