Reinventar é viver
Onde: Curitiba • 19 de Novembro - 2020 |VIDA NOVA.MARCA NOVA: Assim como as estações, as empresas também passam por renovação e mudança
O tempo é uma dádiva, e ele nos traz lucidez e sabedoria. Se você está vivendo a fase da Reinvenção do seu negócio, da sua marca, acredite, ela pode ser maravilhosa.
Sim, é um processo que exige resiliência, sensibilidade e muita temperança. A delicada fase do reposicionamento exige, acima de tudo, desapego. Algo difícil de se praticar, mas é preciso deixar que as folhas caiam no outono para que na primavera tudo volte a florir.
O primeiro passo é saber o que move essa mudança. É muito comum identificar com mais facilidade o que não se quer mais, porém a partir desse ponto defina seus novos objetivos, o que deseja de agora em diante para seu negócio?
O segundo passo é entender o cenário. Sente-se com a sua história e convide-a para tomar uma boa xícara de chá. Sem pressa e sem interrupções. Passe uma bela tarde com ela e anote todos os pontos positivos e negativos. Analise, sem martírio, e concentre-se no novo.
O terceiro passo é exercitar a escuta. Ouvir clientes, ex-clientes, prospects, parceiros e sociedade. Ouvir os amigos, aqueles mais sinceros. Ouvir e ESCUTAR: sem julgar, sem questionar. A humildade é uma virtude fundamental para o processo de reinvenção. O objetivo da escuta é entender COMO a sua marca pode efetivamente colaborar com a vida do seu cliente e ser mais relevante.
O quarto passo é colocar no papel quais são os seus valores, crenças, metas, objetivos. As pessoas fecham negócios com quem acredita no que elas acreditam. Autenticidade e personalidade são a essência de toda boa marca.
Por fim, busque o ponto de interseção entre os desejos da sociedade e os seus, eis aí o propósito do seu novo negócio. Acredite em você e aproveite a jornada, ela pode ser deliciosa se você se entregar.