Refúgio Sustentável
Onde: • 02 de Janeiro - 2025 | Fotos Juliano Colodeti / MCA EstúdioCom sistema Glulam e foco na biofilia, a casa em Petrópolis se transformou em um local seguro para viver com a família durante a pandemia
Concebida durante o período da pandemia, esta casa em Petrópolis, Rio de Janeiro, tinha como objetivo principal o de servir como refúgio, proporcionando contato com a natureza e reunindo família e amigos em um ambiente convidativo e seguro. “O desejo era de uma casa com personalidade e praticidade, que fosse espaçosa, mas sem perder a sensação de aconchego, e que contasse com cinco suítes. A prioridade era para áreas de lazer e convivência”, conta o arquiteto Maurício Magarão, do escritório Magarão + Lindenberg Arquitetura.
Desde os desenhos iniciais, a ideia principal focou em aspectos sustentáveis para a obra e em conceitos relacionados à biofilia para os ambientes. A inovação ficou por conta do método construtivo com Glulam, produto de madeira laminada colada que é considerado um dos materiais mais sustentáveis do mercado por ser completamente renovável, possuir uma produção limpa e consumir pouca energia em seu processo de fabricação. Além disso, por ser um sistema de fabricação industrializado fora do canteiro de obras, permitiu uma construção sem desperdício e sem consumo de água.
Seguindo o mesmo conceito, utilizou-se a quantidade mínima de concreto possível na construção. Por isso, não foi usada laje no teto do piso da sala e quartos, nem no telhado dos quartos. “Empregamos painéis de parede no piso dos quartos e na varanda superior, apoiados nas vigas de Glulam, aproveitando visualmente a estrutura de madeira. Nesse caso, utilizamos um forro de madeira natural para distribuir as instalações elétricas e hidráulicas. Sobre os painéis de parede, aplicamos piso de madeira Peroba Mica nos espaços internos e piso cimentício flutuante nas áreas externas, intercalados com jardins sky garden, aproximando a natureza dos ambientes”, explica Magarão.
“Para compor os interiores, escolhemos um piso neutro, um porcelanato italiano de grande formato (1,20x1,20m) em tom arenoso, que cobre toda a área social, buscando continuidade visual entre os espaços. O piso é complementado pelo forro de madeira Peroba Mica, que harmoniza perfeitamente com o desenho da estrutura de MLC”, explica o arquiteto.
O volume da lareira suspensa, localizada entre a sala de estar e a sala de TV abriga a estante do home theater e é revestido com textura cimentícia. As paredes da sala de TV e da estante receberam ripas de madeira Muiracatiara tratadas com Shou Sugi Ban, técnica japonesa que carboniza a madeira com fogo, resultando em um sofisticado tom preto.
Nos móveis, a opção foi por peças de design limpo e contemporâneo, em especial assinados por brasileiros, com presença e personalidade, mas que também oferecessem extremo conforto. Tecidos leves, couro e madeira natural completam a atmosfera.
Ficha Técnica:
Arquitetura e Interiores: Magarão + Lindenberg Arquitetura
Construção: Stewart Engenharia
Estrutura Glulam: Ita Construtora
Projeto de Iluminação: Maneco Quinderé e Associados
Paisagismo: Daniela Infante
Conclusão:?janeiro?de?2023