• CONTENT
Conexão

Que tal um chazinho?

Marilua Feitoza Onde: Curitiba • 06 de Março - 2023 |

As mulheres são as guardiãs do conhecimento ancestral das plantas medicinais

Enquanto os homens saíam para caçar e pescar, as mulheres eram as responsáveis pela coleta das plantas alimentícias (frutas e vegetais) e medicinais para subsistência da família. E, dessa forma, elas foram aprendendo e compartilhando com outras mulheres sobre o uso das ervas e como utilizá-las na farmácia caseira, no tratamento e na prevenção de diversos males físicos emocionais e espirituais.

 

As nossas ancestrais eram muito mais conectadas com a Natureza do que nós somos hoje. Elas conheciam as ervas que nasciam nos quintais, na mata, bem como os ciclos e a sazonalidade do reino vegetal. As sábias mulheres que vieram antes de nós, usavam as plantas certas na hora certa, e sabiam que um “simples” chá, um banho de assento ou um cataplasma posicionado na pele ferida, poderia tratar desde infecções respiratórias, uma ferida oriunda da guerra, doenças venéreas, problemas gastrointestinais, dor de cabeça, diarreia e outros.

 

Na Antiguidade, cuidar da saúde por meio das plantas medicinais era a única maneira de sobreviver às inúmeras adversidades da época. E mesmo com toda tecnologia existente no mundo moderno e com a abundância dos medicamentos ofertados nas farmácias, nada substitui os princípios ativos das plantas medicinais. E sabe por quê? Elas tratam as mais diversas doenças de forma integral, holística, natural e gentil. E, muitas vezes, sem nenhuma contraindicação ou reação adversa.

 

Portanto, vale a pena citar cinco ervas utilizadas pelas nossas ancestrais e suas aplicações na farmácia caseira. Um conhecimento ancestral importante que não pode cair no esquecimento.

 

Camomila (Matricaria chamomila) - Considerada a rainha das ervas, a camomila era usada de A a Z na Antiguidade. Indicada para todo e qualquer problema da saúde da mulher: cólica menstrual, dor de cabeça, problemas de pele, dor de barriga, ansiedade, insônia, entre muitas outras aplicabilidades. Essa erva poderosa pode ser usada em forma de infusão, tintura, cataplasma, banhos, vaporização do útero e óleo essencial. 

 

Artemísia (Artemisia vulgaris) - Regula os ciclos femininos, desde a TPM até as menstruações dolorosas e escassas. Pode ser usada em forma de infusão, tintura herbal, vaporização do útero e óleo essencial. Mas atenção: qualquer uma das espécies de artemísia são contraindicadas na gestação, sob o risco de aborto.

 

Lavanda (Lavandula angustifolia) – Diminui os níveis de cortisol no organismo. Por isso, é um ótimo calmante. Pode ser usada em forma de infusão, tintura e óleo essencial.

 

Poejo (Mentha pulegium) – Uma erva perfeita para problemas respiratórios de crianças e adultos. É muito usada na fitoterapia em forma de infusão, xarope e vaporização respiratória. Pode ser usada em forma de infusão, banhos, escalda-pés e tintura herbal.

 

Erva-doce (Pimpinella anisum) – Um dos chás mais usadas para cólicas intestinais, estomacais e menstruais. Do bebê ao idoso, é uma erva indicada para melhorar a saúde digestiva como um todo, elimina os gases e ajuda a dormir melhor, pois é um relaxante muscular natural.

 

Infusão de ervas

A infusão à base de plantas medicinais é um dos preparos fitoterápicos mais conhecidos na fitoterapia mundial. Este preparo medicinal deve ser feito das partes delicadas e “moles” das ervas herbáceas, a exemplo das folhas do manjericão, da hortelã e de todas as plantas citadas aqui. Para a infusão é possível usar a planta fresca ou desidratada, o que muda é a quantidade da erva. A erva fresca, sempre será o dobro da erva seca.

 

Receita da infusão da camomila
Ingredientes: Para cada 500 ml de água, use uma colher de sopa bem cheia de flor de camomila desidratada. Se a camomila estiver fresca, aumente a dose para duas colheres de sopa.
Forma de uso: Ferva a água em um recipiente de vidro, de inox ou de cerâmica. Quando levantar fervura, desligue o fogo e acrescente a erva. Abafe o recipiente com uma tampa ou pratinho e aguarde 5 minutos. Coe e passe para uma garrafa térmica e beba até três xícaras ao dia.

 

Um forte abraço!
Marilua Feitoza
Instagram: @jardimdamarilua
Email: jardimdamarilua@gmail.com

 

 

 

 

 

Galeria
Comentários
Deixe seu comentário

Identificação X
entrar usando o facebook