• CONTENT
Interiores

Quarto do adolescente autista

Onde: Curitiba • 05 de Junho - 2024 | Fotos Eduardo Macarios

Um espaço com cores calmantes, silencioso, organizado e com texturas agradáveis promove o conforto necessário para um garoto com TEA

A arquiteta Alessandra Gandolfi assina um espaço especial na Casacor Paraná deste ano. “É nossa missão compreender, abraçar e respeitar a diversidade, projetando espaços que ofereçam os recursos individuais e incentivem a máxima potencialidade das pessoas”, defende ela ao apresentar o “Quarto do Ico”, projetado para um adolescente autista.

 

Para criar um ambiente que faça Enrico sentir-se pertencente ao próprio lar, a profissional, que é pós-graduanda em Neuroarquitetura, também tira partido de sua experiência pessoal com dois filhos neurodivergentes. Música, livros e a fiel companheira de Ico, a cadelinha Pipa, foram as grandes inspirações do projeto. Cada elemento da ambientação representa uma extensão de sua personalidade. Para o menino de 14 anos, o quarto é um local de relaxamento, descanso e reconexão. Portanto, todas as soluções promovem conforto, bem-estar e qualidade de vida.

 

 

Começando pelas formas orgânicas que norteiam todo o layout. O teto, feito100% em garrafa pet, possui acústica que minimiza os ruídos externos–fundamental para um autista.

 

O menino aprecia o toque das texturas, por isso, Alessandra investe em diferentes materiais. Destacam-se o tapete artesanal 100% em lã e o edredom em100% em algodão estruturado, peça que proporciona a sensação de peso necessária para ele enquanto está coberto. Cama, cabeceira e poltrona recebem a maciez do tecido Boucle Dorper. O ponto alto desta composição especial é a cama, o lugar preferido de Ico no cômodo. A cabeceira, desenhada pela arquiteta, remete à silhueta da Pipa, proporcionando a sensação de estar em contato com sua grande companheira mesmo enquanto dorme, além da textura macia ficar em contato com seu rosto.

 

 

A organização é essencial para o dia a dia de um autista, por isso, o quarto é setorizado em área de dormir, relaxar e vestir. Alessandra opta pela disposição limpa dos móveis, otimizando as tarefas diárias e evitando poluição visual. O armário é dividido por tipologia, o roupeiro é fechado; as prateleiras são visíveis e as cremalheiras possibilitam a regulagem da altura para separar o sitens que serão utilizados no dia seguinte; a estante para livros deixa os títulos" escondidos".

 

 

A automação também é uma aliada. O quarto conta com um tablet que acessa a agenda Google de Ico que ele possa consultar sua rotina estruturada, além de fornecer lembretes de atividades, solução que fortalece sua independência e autonomia. Além disso, o recurso cria cenas por meio da dimerização das luzes, controla cortinas e outros aspectos que facilitam seu cotidiano.

 

O projeto luminotécnico é 100% em LED de tom amarelado(2700k), aplicado de forma indireta nos painéis e no mobiliário. Para garantir conforto visual, o forro não recebe iluminação. Para arrematar, uma obra de arte assinada por André Mendes reflete o apreço de Ico pela música, seu hiperfoco. Os traços trazem o adolescente como o personagem central que está imerso no universo sonoro. As bolas coloridas que se desencontram dão a sensação da musicalidade que vai permeando todo o ser.

 

DICAS


Decorar um espaço para uma pessoa autista requer atenção especial já que o ambiente deve ser estimulante e calmante ao mesmo tempo. Aqui estão algumas dicas:

 

1. *Simplicidade e Organização*: Mantenha o espaço organizado e livre de desordem. Muitos objetos podem gerar uma carga visual ou sensorial.

 

2. *Cores Calmantes*: Use cores suaves e neutras. Tons pastéis ou cores naturais tendem a ser mais relaxantes. Evite cores muito vibrantes ou padrões complexos.

 

3. *Iluminação Suave*: Prefira luzes indiretas e ajustáveis. Luzes muito fortes ou piscantes podem causar desconforto. Luz natural é ideal, desde que seu excesso seja controlado com cortinas ou persianas.

 

 

4. *Móveis Confortáveis*: Escolha móveis que sejam confortáveis e seguros. Evite móveis com cantos pontiagudos e prefira materiais macios.

 

 

5. *Zonas Específicas*: Crie áreas distintas para diferentes atividades, como estudo, lazer e relaxamento. Isso ajuda a organizar a rotina e a reduzir a confusão.

 

6. *Materiais Sensoriais*: Incorpore materiais que ofereçam estímulos sensoriais positivos, como tapetes macios, almofadas confortáveis, ou brinquedos sensoriais.

 

 

7. *Redução de Ruídos*: Utilize tapetes, cortinas pesadas e painéis acústicos para minimizar ruídos externos. Um espaço silencioso pode ajudar a reduzir a ansiedade.

 

8. *Personalização*: Inclua elementos que reflitam os interesses e gostos da pessoa, como posters de seus hobbies ou coleções de objetos que ele gosta. Isso faz com que ela se sinta mais confortável e em casa.

 

9. *Espaços de Fuga*: Se possível, crie um pequeno espaço onde ele possa se retirar quando sentir necessidade de se acalmar. Pode ser um canto com almofadas, ou um espaço delimitado por uma cortina.

 

 

10. *Considerar Sensibilidade Sensorial*: Evite materiais ou objetos que possam ser sensorialmente desafiadores, como tecidos ásperos, sons altos, ou luzes brilhantes. Esteja atento a texturas, sons e cheiros que possam ser desconfortáveis.

 

Serviço:


CASACOR Paraná
De 04 de junho a 28 de julho de 2024
Rua Bispo Dom José, 2222, Batel – Curitiba/PR
@casacorpr
Ingressos: R$90 ou 45 (meia-entrada)
Clique aqui para comprar seu ingresso: https://appcasacor.com.br/events/parana-2024/tickets?ticket=casacor-parana-2024

 

Alessandra Gandolfi Arquitetura & Interiores
www.alessandragandolfi.com.br
@alessandragandolfi_

Comentários
Deixe seu comentário

Identificação X
entrar usando o facebook