Ônibus convertido em Chalé
Onde: Curitiba • 12 de Setembro - 2022 | Fotos Mariana OrsiUm Mercedes-Benz original, ano 1986, foi ressignificado em um chalé com ares de hotel cinco estrelas e projeto arquitetônico assinado por Patrícia Pomerantzeff, da Doma Arquitetura
dealizado por Mariana Orsi, fotógrafa de arquitetura, arquiteta e urbanista, o projeto Outro Chão nasce como uma nova opção de experiência através de hospedagens exclusivas num ônibus urbano. O Mercedes-Benz O-364 monobloco, fabricado em 1986, foi Restaurado e transformado em hospedagem com o objetivo de proporcionar aos hóspedes o gostinho de uma grande viagem com um motorhome. O ônibus será integrado à estrutura da Pousada Pinho Bravo em Campo Verde, área rural de Camanducaia (MG).
Toda lataria do Mercedes-Benz original, ano 1986, foi reformada, mantendo o ar retrô | Foto: Mariana Orsi
Para o desenvolvimento do projeto Mariana Orsi convidou Patrícia Pomerantzeff, da Doma Arquitetura. As duas têm uma parceria há quase 4 anos em criação de conteúdo para redes sociais, envolvendo a realização de fotos e vídeos de obras em andamento. "Quando a Mari me chamou para transformar o ônibus num chalé, eu embarquei nesse sonho, nessa viagem, sem conhecer muito o que viria. O gostoso foi a gente desvendar os desafios juntas, assim como descobrindo novas coisas numa viagem", diz Patrícia.
Com a possibilidade de anexar o ônibus à pousada, a fotógrafa partiu em busca do ponto de partida para a realização do projeto. O encontro ocorreu como os roteiros de filmes, que também acontecem na vida real, quando o amor bate ao primeiro olhar: depois de tantas pesquisas com proprietários de todo Brasil, Mariana se apaixonou pelo Mercedes, com aparência retrô e bom estado de conservação, que estava à venda em São Vicente, cidade litorânea na Baixada Santista, em São Paulo. "Senti uma conexão sem igual quando avistei, na minha frente, o mesmo modelo de transporte público que eu costumava andar durante minha infância", relembra Mariana. "Envolvida por esse sentimento, tive certeza de que esse seria o modelo certo para mostrar aos hóspedes uma opção, para muitos, inédita", completa.
No projeto realizado pela Doma Arquitetura, a atmosfera retrô do veículo foi mantida. No seu interior, os bancos foram retirados para dar espaço ao mobiliário da hospedagem, mantendo apenas o banco do motorista e os assentos da mesa de refeições. As luminárias originais do corredor foram preservadas, assim como todo o painel de controle e o piso metálico da escada de acesso. A estrutura interna foi completamente renovada com substituição do piso, retirada do motor, já que o Outro Chão é uma unidade fixa, assim como a profissional definiu a paleta de cores para a nova pintura externa e o conforto de equipamentos, como a instalação de aquecedores.
No processo de restauração o ônibus ganhou uma série de itens de conforto, sem perder a originalidade capaz de conectá-lo automaticamente à memória afetiva do público-alvo (adultos de 35 a 45 anos). Por fora, o veículo foi mantido em suas características orignais, ganhando uma pintura com as cores da marca e um tratamento antiferrugem. Já por dentro, a reforma completa incluiu manta termoacústica na lataria e um piso com novas placas metálicas e piso vinílicoTarkett com aquecimento. O forro, com revestimento vinílico desenhado pela Doma Arquitetura, recebeu pendentes e spots LabLuz. "Nesse projeto, juntamos dois mundos, o da oficina mecânica, com restauro de lataria, ferrugem, reforma de janelas, etc., e o da construção civil", conta Patrícia, da Doma Arquitetura.
Acima: Espaço da cozinha realizado pela arquiteta Patrícia Pomerantzeff e marcenaria da SCA Jardim Europa
Os hóspedes poderão escolher se querem cozinhar no espaço ou serem atendidos pela Pousada Pinho Bravo, que servirá o café da manhã no restaurante ou no próprio ônibus. A cozinha reúne frigobar e cooktop de indução que pode, inclusive, ser usado na área externa do chalé.
Para restaurar todos os itens possíveis, o volante foi refeito com couro natural e costura especial. As poltronas também passaram por restaurações e ganharam novos estofados. "Essas poltronas trazem a memória do uso: quando eram de um ônibus, serviam para sentar e deslumbrar a vista. Agora, continuam com a mesma ideia, só que com a mudança de outro chão, estimulando as pessoas a se desconectarem quando estão dentro do ônibus", explica a arquiteta Patrícia.
Cama com estilo tatame idealizada para o descanso no 'Outro Chão'. Ao lado, o sofá-cama desenhado por Fernando Jaeger | Foto: Mariana Orsi
Com 27 m², o Outro Chão oferece estrutura para hospedar até 2 adultos e 2 crianças, contendo uma cama principal espaçosa e um sofá-cama desenhado por Fernando Jaeger. "A montagem da cama foi um episódio à parte. Sabe aquelas camas com jeito de tatame? Eu e a Pati já que queríamos deitar", brinca Mariana Orsi. Para a caracterização do ônibus, as novas cortinas reproduzem o visual das cortininhas de ônibus de antigamente, amarradas com couro trançado.
Todo o restante do ônibus recebeu marcenaria da SCA Jardim Europa, com detalhamento de projeto feito em parceria com a Doma Arquitetura e pensado especificamente para atender às necessidades do espaço. Além de todo o revestimento lateral do ônibus, o banheiro também foi revestido com um painel ripado com porta camarão que mimetiza completamente o banheiro. "Um dos grandes desafios neste projeto foi desenhar um banheiro com medidas reduzidas e confortáveis dentro do ônibus", conta Patrícia, da Doma Arquitetura. Para o revestimento do banheiro, Patrícia escolheu a linha Horizontes, da Portobello. Confira todas as imagens em nossa galeria!