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O poder de cada cor em pesquisas de tendências internacionais

Ana Cristina Avila Onde: Curitiba • 20 de Agosto - 2020 |

A arquiteta Ana Cristina Avila compartilha suas referências de pesquisa apresentadas na Convenção Latino Americana de Cores

Quando falamos do mercado de cores, muitos desconhecem o quanto ele é vasto e recheado de pesquisas fantásticas. Nesse ano eu tive o prazer de participar do encontro latino americano de cores, no qual estou presente anualmente desde 2017. No entanto, 2020 foi ainda mais especial, pois pude representar o Brasil com minha pesquisa e também fazer parte da coordenação do evento. Foi uma experiência maravilhosa e muito enriquecedora em relação ao mercado profissional de cores, com especialistas possuidores de pesquisas muito ricas.

 

 

Em função da pandemia, tivemos que nos adaptar com a cor real e virtual, que falamos aqui em nossa última coluna. Já havíamos previsto essa necessidade de adequação ao meio digital dois anos atrás e agora vivenciamos bem isso. Os eventos internacionais sempre são presenciais, sediados cada ano num país. Este ano seria na Guatemala, porém a pandemia nos fez participar cada um no conforto da sua casa.

 

Tivemos um grande trabalho de organização antes do evento, para que pudéssemos fornecer todo material no mesmo formato. No decorrer, todos puderam interagir e defender as cores virtualmente. Foi um grande aprendizado e, com muito sucesso, o Brasil esteve representado por mim, pelo Leôncio Spencer Pedrosa e mais alguns profissionais especialistas em cores.

 

Pesquisa

Falar de cores é falar de energia, de física e de emoção. Cores são resultados, são misturas, são experiências. Cores puras de teoria te mostram somente resultados físicos descobertos pelo homem. Cores puras de energia te mostram os verdadeiros caminhos da luz. E, falando sobre caminhos, os caminhos que percorri nas montanhas coloridas no Peru, no ano passado, fizeram parte da minha pesquisa apresentada no evento.

 

 

As montanhas coloridas, a mais de cinco mil metros de altura nos Alpes do Peru, são um lugar extraordinário para um estudo de cores. Foi realmente um presente poder conhecer e desfrutar desde paraíso. E, é claro, estudei as cores deste lindo lugar, trazendo amostras de todas as tonalidades que consegui coletar para levarmos nesta pesquisa de tendência para 2022.

 

  

Há pouco tempo este lugar foi liberado para visitação, fato que proporciona a pureza de todas as tonalidades da natureza aos elementos. São somente três anos aberto ao público, com visitas agendadas para manter a essência e pureza do local.

 

 

 

Encontramos tonalidades com: vermelho; amarelo ouro, laranja, rosa, roxo, verde e marrom. Rica composição que me fez mostrar separadamente aqui um pouco sobre cada uma delas.

 

Vermelho: o vermelho que temos aqui é um vermelho intenso, pouco luminoso na parte do trajeto. A cor foi o primeiro registro cromático feito pelo homem, de acordo com os dados históricos. Assim como o primeiro tom visto pelos bebês. Vermelho e azul fazem o equilíbrio do corpo e do Espírito, se juntarmos o poder do amarelo temos um trio perfeito para simbolizar o poder, a coragem e a conquista.

 

Amarelo: aqui temos o amarelo ouro da cultura inca. Um amarelo elegante, suave, que ilumina como um feixe de luz ou um friso dourado. Nesta montanha foi possível visualizar com clareza um acorde de felicidade com a combinação Amarelo + Verde + Vermelho. O que seria isso? Dinheiro, saúde e amor. O tripé da felicidade. O dourado é a cor do brilho e da riqueza e por isso não poderia estar de fora dessa maravilha natural.

 

Laranja: minha cor preferida. Muitas vezes ele é visto somente como uma cor entre o amarelo e vermelho, mas a importância dele é a transformação. Diferente do violeta ou roxo, que se referem à transmutação. Quando quiser transformar, ele é a cor maia indicada. Isso vem da religião chinesa com ligação na vida espiritual. Nos transformamos quando agimos com perseverança (preservar a sua esperança) para o progresso. Por isso meu amor por esta cor. Progresso!

 

Rosa: o rosa é uma cor que só traz positividade. Ela representa o amor incondicional, o charme feminino, uma mistura quente e fria cheio de sensibilidade. A cor do cosmo está contida nestas misturas. A paisagem mostra ele bem seco, com um pouco de vermelho terra junto, com tom bem "Rose Antigo". O amor está nas alturas.

 

Roxo ou violeta? Nas montanhas eu diria que é vinho. Quando chegamos perto é fácil ver o lilás e o roxo. No todo ele se mistura ao vermelho e trás esse tom púrpura. Antigamente, se dizia ser a cor da eternidade. Aplicamos muito como símbolo de transmutação, pois também era a cor de honra a Deus e, neste lugar, foi uma honra mesmo.

 

Verde: o verde me encantou muito. Um verde suave, parecido com menta. Bem elegante e muito luminoso. Por se tratar da cor da natureza, tinha em mente que ele seria mais forte e com maior proporção. Mas ele veio em detalhes e através da riqueza da prata. A manifestação deste metal que traz a cor verde. Uma vegetação bem baixa, como um musgo, é comum nesta paisagem e trás um tom de verde mais cítrico que iluminou muito a composição.

 

Marrom: marrom é a cor do aterramento e é muito natural ela estar presente neste cenário. O tom vem muito avermelhado, trazendo um aconchego quente e seguro. Ele se mostra como acolhedor das cores, que traz a sobra para o realce dos tons mais iluminados. É o abraço natural. Ele não roubou a cena, mesmo estando presente em uma boa proporção.

 

 

O que é mais incrível neste lugar é ver diversas tonalidades, como beges, cinzas, terracota e rosas misturadas de forma tão perfeita. E o azul? A cor mais amada da humanidade, que está presente na maioria das marcas, roupas e tendências. Ele parece aqui na moldura da obra. Somente no céu, na maior proporção e com uma fortaleza incrível, desde um tom suave e limpo até o mais intensos dos azuis de inverno.

 

 

As cores são energia e experiência que têm o poder de colorir os sentimentos que levaremos sempre em nossos pensamentos. Que as cores possam sempre alegrar e levar felicidade para todos vocês. 

 

 

 

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