O mulching para a saúde do solo
Onde: Curitiba • 03 de Setembro - 2020 |A cobertura do solo traz tantos benefícios para as plantas que chega a surpreender a quantidade de pessoas que desconhecem seu uso.
Morei durante 30 anos em Manaus. E desde criança presenciava minha mãe varrendo o quintal de casa e o imenso terreno da nossa chácara durante horas a fio. A meta era deixar o terreno “brilhando”, sem nenhuma única folha de mangueira ou jambeiro no chão. Lembro como se fosse hoje, das pilhas de folhas e pequenos galhos a espera de um destino nada nobre: o lixo ou a fogueira. Morei durante 30 anos em Manaus. E desde criança presenciava minha mãe varrendo o quintal de casa e o imenso terreno da nossa chácara durante horas a fio. A meta era deixar o terreno “brilhando”, sem nenhuma única folha de mangueira ou jambeiro no chão. Lembro como se fosse hoje, das pilhas de folhas e pequenos galhos a espera de um destino nada nobre: o lixo ou a fogueira. O que minha mãe não sabia naquela época, é que folha seca não é lixo. É adubo da melhor qualidade. Por isso, nada de jogar fora as folhas secas a partir de hoje, combinado? E aqui eu te explico o porquê.
Quando pensamos em cultivar plantas, imaginamos que basta regar e adubar que tudo vai dar certo. Porém, entre o solo e as plantas, precisa ser colocado um item importante para que a maioria dos cultivares possa prosperar - o mulching. E você deve estar se perguntando o que é esse tal de mulching. Eu te explico: significa cobrir o solo com as palhas protetoras, compostas por matéria orgânica seca e de origem vegetal. A cobertura do solo traz tantos benefícios para as plantas que chega a surpreender a quantidade de pessoas que desconhecem seu uso.
O pessoal da Permacultura, Agrofloresta e Agroecologia (eu me incluo nisso) usa o mulching em áreas maiores para manter o solo equilibrado. Essa técnica pode e deve ser utilizada em espaços menores: quintais, hortas, pomares e vasos. Existem algumas espécies que não gostam das palhas protetoras, a exemplo das epífitas e cactáceas.
Confira mais sobre os benefícios dessa técnica ecológica:
- Evita a perda excessiva de água no solo;
- Diminui o impacto das chuvas;
- Regula a temperatura ambiente do solo;
- Enriquece o solo à medida que se decompõe (adubo);
- Melhora o desempenho das culturas, sejam alimentícias ou ornamentais;
- É custo zero;
- Confere um acabamento rústico e natural ao jardim.
O que pode ser utilizado como mulching?
Para proteger o solo, a regra deve ser: usar material seco, de origem vegetal e em pedaços pequenos.
- casca de pínus;
- cavacos de madeira;
- serragem (sem tratamento químico);
- musgo desidratado;
- fibra de coco (desfiada ou triturada);
- palha de arroz (natural ou carbonizada);
- feno;
- bagaço de cana;
- aparas de grama;
- folhas secas trituradas ou quebradas em pedaços pequenos;
- gravetos e pedaços de troncos (triturados);
- bagas secas de sementes;
- casca de amendoim, de castanhas ou de nozes trituradas.
Solo coberto, solo protegido.
O solo deve estar totalmente coberto com palhada, seja em canteiros ou em vasos – com uma camada que pode variar entre 2 a 5 cm altura, isso vai depender da condição do solo e da estação do ano. No verão, a camada de mulching deve ser mais espessa, pois vai ajudar as plantas a não desidratarem com rapidez, o solo vai reter mais umidade, ou seja, menos regas. A cobertura ajudará ainda no controle das formigas cortadeiras (elas amam solo podre e descoberto), e vai proteger também o jardim das chuvas torrenciais.
Já nas estações mais frias do ano, você pode reduzir a espessura em canteiros e vasos, sobretudo nas regiões mais úmidas onde o jardim já fica mais propício a fungos, e assim, seu jardim não correr o risco de virar morada de lesma e caracóis.
O mulching usado de forma correta e aliado à adubação orgânica é capaz de fazer uma revolução no jardim! É garantia de plantas mais saudáveis e felizes. Ah...e se não tem árvores e arbustos em casa para coletar as folhas secas, vale a pena uma visita à uma praça ou bosque próximo da sua casa. As folhas secas são um dos melhores adubos do mundo: de fácil acesso e de graça!
Forte abraço!
Jardim da Marilua