O Desafio de Criar Espaços Iluminados
Onde: • 05 de Setembro - 2024 | Fotos Onley VisualsO layout reconfigurado maximiza a luz natural enquanto a marcenaria personalizada integra espaços de trabalho de dupla finalidade
O apartamento de 123m² localizado em uma quadra ensolarada de São Francisco, na Califórnia, Estados Unidos, foi totalmente reconfigurado pela equipe do escritório de Andrew Morrall. O espaço não havia sido renovado desde sua construção, em 1920, exceto por pequenas atualizações na cozinha e no banheiro.
Antes e depois.
O desafio em San Francisco é que a luz é capturada apenas na parte frontal e traseira das casas. Um problema a mais porque a maioria das edificações está em terrenos estreitos de 8 metros de largura, o que gera apenas construções com plantas retangulares - longas e estreitas - e interiores escuros.
Antes e depois.
“Um dos principais desafios do projeto foi criar espaços iluminados em um apartamento com pouca luz natural. No entanto, a nossa equipe de design encontrou uma solução criativa readaptando a planta original promovendo a mudança de alguns dos ambientes para áreas mais iluminadas. A cozinha, por exemplo, foi movida para a frente do apartamento, capturando o sol da manhã que invade as janelas da sacada. Agora, o ambiente atua como o ponto central, adjacente à sala de jantar e à sala de estar, tudo luminoso e integrado”, comenta o arquiteto americano Andrew Morrall.
O casal de proprietários trabalha parte do tempo remotamente, o que gerou a necessidade de criar 2 ambientes de home office, o que foi um grande desafio em um apartamento tão pequeno.
O segundo quarto, na parte de trás, funciona tanto como quarto de hóspedes, com 2 camas embutidas que podem ser baixadas, quanto como escritório.
Foram criados grandes nichos de armazenamento mesmo com espaço limitado. Um espaço de trabalho adicional foi incorporado nas prateleiras escamoteáveis personalizadas da sala de estar, que podem ser desdobradas quando necessário.
Uma janela com vidro jateado foi aberta no banheiro para a entrada de mais luz solar.
Serviço
Andrew Morrall