O clássico visual do xadrez tartan
Onde: Curitiba • 04 de Abril - 2025 |Tradição escocesa que atravessa séculos, chega renovada à decoração brasileira

O xadrez tartan atravessou fronteiras e séculos sem perder seu poder de sedução. De símbolo de clãs escoceses a ícone da moda e do design, ele continua atual e versátil. O tartan tem raízes profundas na Escócia. Cada padrão — formado por listras horizontais e verticais em diferentes cores — representava um clã específico. Mais do que uma estampa, o tartan era um símbolo de pertencimento, status e história familiar. Com o tempo, saiu dos trajes tradicionais e invadiu o mundo da moda e da decoração.
Agora, ele ganha nova leitura com a coleção Tartans, da marca Entreposto, apresentada ontem na loja Cosi Home, em Curitiba, com a linguagem visual clássica traduzida em tecidos e acessórios pensados para o morar contemporâneo. Os tons escolhidos mantêm a elegância do xadrez tradicional, mas também apostam em paletas mais suaves ou neutras, o que amplia ainda mais sua aplicabilidade.
Hoje, o tartan aparece com força em almofadas e mantas sobre sofás e poltronas; estofados de cadeiras, pufes ou bancos; cortinas, papel de parede ou mesmo como painel decorativo; mix com linho, veludo ou couro para criar contrastes de textura.
A padronagem traz uma sensação de aconchego, tradição e elegância. Pode sugerir um estilo mais clássico, britânico ou até campestre, mas dependendo da composição, irá assumir um tom contemporâneo e urbano.