• CONTENT
Interiores

O Apartamento Cinza

Onde: Curitiba • 18 de Julho - 2024 | Fotos Eduardo Macarios

 Explorando o minimalismo com toques de arte brasileira e design exclusivo

O apartamento Cinza é a residência de Giuliano Marchiorato e sua noiva Mayara em Curitiba. O conceito gira em torno da vida do arquiteto, que estuda diariamente diferentes acabamentos, texturas e cores para seus projetos. No Cinza, Giuliano procurou algo que proporcionasse um certo refúgio e contemplação. Com isso, os principais elementos escolhidos foram pretos e brancos como base do pensamento, que segue a identidade minimalista e transforma o espaço em um ambiente contemporâneo com poucos acabamentos e linhas.

 

O piso de madeira ebonizada em todo o apartamento forma a base do plano horizontal da aparência em preto; as paredes e os móveis, em sua totalidade, são brancos, trazendo o minimalismo e a rigidez formal dos planos verticais claros.

 

A madeira ebonizada passa por um processo de tratamento para adquirir uma aparência escura e rica, semelhante ao ébano. Isto geralmente envolve a aplicação de corantes, tintas ou outros tratamentos químicos que penetram na madeira, escurecendo sua superfície.

 

Arte e design também não poderiam faltar no apartamento. Apaixonado pela arte brasileira e curitibana, o arquiteto coleciona obras de amigos artistas contemporâneos de sua cidade. André Mendes nas belas-artes e o fotógrafo Eduardo Macarios com fotografias da série sobre Nova York, feitas especialmente para o arquiteto que é amante da cidade e de um edifício específico, o Seagram Building de Mies Van de Rohe, o pai do Modernismo. A iluminação é do designer Alberth Diego, de Curitiba, Dsgnselo. As artes e as luzes vestem as paredes e tetos brancos do apartamento.

 

Os móveis são inteiramente brasileiros, a maioria das peças foram desenhadas pelo próprio Giuliano. As estantes metálicas brancas, o sofá Aspa, a mesa Toucan e a mesa de jantar são peças desenhadas por ele para o estúdio de design Latin. Além disso, peças como a cadeira Julieta de Gustavo Bittencourt e o banco Girafa de Lina Bo Bardi seguem a leitura monocromática do apartamento nos acabamentos, com exceção da poltrona Dot de Jader Almeida na varanda, que é vermelho sangue, um presente de um amigo que traz um ponto de cor para a varanda cinza, liberando a licença poética para a área externa.

 

Como um jovem casal com uma vida cosmopolita, o apartamento é compacto, mas com uma sensação de amplitude, 86m2, com o aproveitamento total do layout, sem corredores ou beirais desnecessários, é composto por uma grande área social integrada com sala de estar, jantar e cozinha, lavanderia e varanda, permitindo a integração não só dos espaços, mas também das pessoas que vivem e visitam o local. Uma suíte master e um quarto de hóspedes versátil também contam com um home office para o casal. Um apartamento único. Preto e branco, espaçoso e minimalista. Brasileiro sem a necessidade de se referir a convenções ou padrões. Um apartamento sem modismos para estar sempre à frente do seu tempo.

 

 

Compacto, o apartamento de 86m² tem uma grande área social integrada com sala de estar, jantar e cozinha, lavanderia e varanda, além de uma suíte master e um home-office que pode ser transformado em quarto de hóspedes

 

O piso do apartamento é todo de madeira ebonizada. A ebonização pode ser aplicada a várias espécies de madeira, permitindo que elas adquiram a aparência sofisticada e elegante do ébano, que é uma madeira naturalmente muito escura e cara

 

A identidade minimalista é expressa no apartamento através de ambientes com poucos acabamentos e linhas

 

A única exceção de cor no projeto é a poltrona vermelho sangue Dot, de Jader Almeida, na varanda

 

 

O arquiteto Giuliano e sua noiva Mayra. A iluminação é do designer Alberth Diego, de Curitiba, da Dsgnselo. As artes e as luzes vestem as paredes e tetos brancos do apartamento

 

Todos os móveis são brasileiros. A maioria das peças foi desenhada pelo próprio arquiteto para o estúdio de design Latin como o sofá Aspa, a mesa Toucan e a mesa de jantar

 

Além da suíte master, o apartamento tem um quarto que atende a duas funções: como home-office e quarto de hóspedes

 

Serviço

Giuliano Marchiorato Studio
www.giulianomarchiorato.com
@giulianomarchiorato

Comentários
Deixe seu comentário

Identificação X
entrar usando o facebook