• CONTENT
Conexão

MON sem Paredes

Onde: Curitiba • 10 de Março - 2024 | Fotos Marcello Kawase

O projeto que será inaugurado no dia 13 de março, no Museu Oscar Niemeyer, traz as obras para a área externa com esculturas interativas de artistas como Artur Lescher, Rômmulo Conceição, Alexandre Vogler, Narcélio Grud e Joana Vasconcelos

O projeto "MON sem Paredes – Artistas Conquistam os Jardins do MON" foi inaugurado no início de 2023, com as obras "Semeador" e "Ao Redor de uma Árvore", feitas pelo artista-arquiteto paranaense Gustavo Utrabo, que seguem expostas na área externa do Museu, chamada Parcão. E agora amplia a área de exposição com novas obras.

 

Joana Vasconcelos
TÈ DANZANTE
Uma enorme estrutura em ferro forjado, no formato de um bule de chá, coberta e decorada com vegetação (jasmins), impõe a sua presença monumental, captando a atenção do público. Nas grades de ferro que dão forma ao bule, reconhecem-se os padrões característicos das cercas e balaustradas que podem ser observadas em diferentes paisagens urbanas e rurais. O objeto assume a forma de uma verdadeira escultura-árvore, manifestação de um princípio idealizado de complementaridade e simbiose entre o natural e o industrial. O curador explica que "o jasmim, que envolve toda a estrutura da peça em forma de bule e cujas flores são habitualmente usadas para perfumar o chá verde, sublinha a ligação do objeto ao hábito de beber chá".

 

Alexandre Vogler
MACA ALECRIM 
Tal como as macas de massagem, é planejada para que a pessoa se deite de bruços, com os braços pendendo e o rosto acomodado pela cavidade da prancha, integrada a um arbusto de alecrim. Essa erva é reconhecida como uma das mais poderosas acionadoras de estados de relaxamento, entre os inúmeros benefícios confiados a ela.

 

MACA CIDREIRA
Composta por quatro tábuas reunidas sob um ângulo de 30 graus no comprimento e na largura (similar à aparência de um cocho onde as vacas são alimentadas), está situada embaixo de uma grande moita de cidreira-de-arbusto, erva medicinal de cheiro bastante agradável. Foi projetada para que a pessoa se deite sendo "abraçada" pela estrutura angulada e coberta (como uma onda) pelo arbusto.

 

MACA DE FORÇA
Essa maca, desenhada com o formato de uma joaninha (inseto associado à sorte e à bem-aventurança), traz ao seu redor um conjunto de sete espécies de plantas de força comumente utilizadas em práticas ecumênicas de religiões afro-brasileiras – colônia, arruda, comigo-ninguém-pode, espada-de-são-jorge, mirra, guiné e pitanga. Nesse contexto, o visitante se deita e relaxa sob sua forma côncava.

 

MACA DE GUARDA
Aqui, o visitante se deita sobre sua superfície, a 40 graus, voltando o corpo para o céu. Essa maca reproduz parcialmente a prática lúdica de criação de imagens de anjo, em que a pessoa se deita sobre a neve, abrindo braços e pernas – o que justifica o complemento de seu título. A escultura traz ainda em sua nomenclatura a expressão Maleme, palavra do vocabulário afro-brasileiro que designa súplica, misericórdia ou ajuda, dirigida aos orixás, especialmente Xangô. A posição sugerida, com plexo e pernas abertas e corpo voltado aos céus, encaminha a orientação ecumênica e divina dessa maca.

 

Artur Lescher
CALEIDOSCÓPIO e GIROSCÓPIO
Obras onde o visitante experimenta girar sobre seu próprio eixo, movimentando o entorno em uma experiência meditativa e divertida. Podemos falar da obra como recipiente para o corpo, uma metacasa para observar o mundo. Girar sobre nosso próprio eixo evoca a dança e os rituais espirituais de acesso a outras dimensões e estados mentais. Algo que nos é familiar, de nossos tempos de criança.

 

Narcélio Grud
SEMPRE EM PÉ
As obras da série "Sempre em Pé" são mixers de diversos conceitos, utilizando como base estética principal o brinquedo João Teimoso/ Sempre em Pé. Tem por objetivo promover interações por meio dos movimentos e vivências sonoras, ressignificando o objeto e ampliando sua usabilidade em busca da criação de um ambiente onde a descoberta e o brincar andam juntos.

 

TREPA-TREPA 
Essa escultura traz uma composição formal circular onde o raio, o diâmetro e o centro se expandem de um globo para aros entrelaçados, formando uma espécie de cosmos das rotas orbitais planetárias. Em seu conceito de interatividade, propõe ser uma escultura/ mobiliário de escalada, similar aos equipamentos de lazer encontrados em áreas de recreação infantil de praças e parques públicos.

 

 

Rômmulo Conceição
ESTRUTURAS DISSIPATIVAS/ TREPA-TREPA 
Obra composta por dois trepa-trepas simetricamente dispostos a partir de um eixo perpendicular a uma plataforma que os separa, cujo acesso se dá pelos trepa-trepas ou por escadas. Uma chapa de vidro com altura de 3,5 metros corta a plataforma e configura um plano falso de simetria. Compõem também o trabalho três bancos giratórios, uma mesa e um muro no qual está acoplada uma grade de quatro metros de altura. Todo o trabalho é feito em ferro e concreto.

 

 

Serviço
"MON sem Paredes – Artistas Conquistam os Jardins do MON"
Inauguração: 13/3, 14h
Museu Oscar Niemeyer
www.museuoscarniemeyer.org.br

 

 

 

Galeria
Comentários
Deixe seu comentário

Identificação X
entrar usando o facebook