• CONTENT
Interiores

Metas de décor para 2023

Onde: Curitiba • 03 de Janeiro - 2023 | Fotos Créditos nas fotos

Cinco dicas para transformar o astral de qualquer ambiente e começar o ano com o pé direito

A virada do ano é a época perfeita para estabelecer novos objetivos e metas para diversas áreas da vida. Saúde, finanças, amor... a lista de intenções é longa! Que tal incluir nessa onda de renovação o objetivo de deixar sua casa ou ambiente de trabalho ainda mais agradável em 2023? Aqui estão cinco sugestões para trazer boas energias e deixar qualquer espaço mais interessante e confortável.


Apenas o que funciona




Acima: Closet organizado com projeto da Leal Ribas Arquitetura - foto: Marcelo Stammer (projeto publicado na edição 94 da Revista Casa Sul)

 

Que atire a primeira pedra quem não tem em casa uma gaveta (ou armário inteiro) cheio de pequenos objetos sem uso. Bijuterias precisando de reparos, louças lascadas, potes sem tampa... tudo que já não funciona ou não está em boas condições deve ser avaliado: dá para consertar ou é melhor doar? Ainda está em boas condições de uso ou é melhor jogar fora? Desapegar de objetos que estão apenas ocupando espaço é uma excelente maneira de renovar as energias do décor e abrir o caminho para intens novos. Afinal, um espaço organizado faz bem - tanto para a rotina quanto para o astral.



Vida iluminada




Acima: A iluminação da sala de jantar é proporcionada por pendentes de luz de aspecto acolhedor. A cozinha integrada tem lâmpadas frias embutidas no teto. Projeto de Elis Hornig - foto: Ana Vanin (projeto capa da Revista Casa Sul 104)

Arquitetos e designers sabem que a iluminação adequada tem o poder de transformar a atmosfera de qualquer ambiente. Em projetos residenciais, especialmente em ambientes de lazer e descanso, recomenda-se o uso de lâmpadas de tons "quentes" e a inclusão de fitas de led ou arandelas para criar um efeito cenográfico. Lâmpadas fluorescentes ou de luz fria, por sua vez, devem ficar restritas a escritórios e ambientes de trabalho como cozinhas e áreas de serviço. O tom azulado, embora adequado à concentração, prejudica o conforto dos espaços em que a prioridade é relaxar.


Acima: A iluminação indireta deixou a suíte master mais agradável e equilibrou a neutralidade da paleta de cores em tons de cinza. Projeto de Leal Ribas Arquitetura - Foto: Marcelo Stammer (projeto publicado na edição 94 da Revista Casa Sul)

 

Outra sugestão é incluir luminárias de piso e abajures no décor: a iluminação indireta cria resultados muito mais agradáveis e permite fácil adaptação ou troca em caso de necessidade. Por fim, nada de ambientes mal iluminados ou com lâmpadas queimadas: o mercado ofere opções de lâmpadas super econômicas e peças adequadas a todos os estilos e necessidades - invista sem medo!

 


Meu espaço, meu estilo





Acima: Sala integrada com mobiliário minimalista e estante sob medida para expor peças afetivas. Abaixo, a coleção dos moradores ganha destaque e se integra de maneira orgânica ao décor. Projeto de Mauricio Melara - Foto: Celso Pilatti (projeto publicado na edição 95 da Revista Casa Sul)




 

O décor da casa é o reflexo da personalidade e dos gostos dos moradores - ou pelo menos deveria ser. Ao invés de investir em peças da moda ou seguir as últimas tendências do design é importante priorizar a praticidade e conforto dos ambientes. Peças simples, porém de boa qualidade, podem ser adaptadas a estilos diversos e criar composições versáteis que se mantém atuais por muito mais tempo.




Acima: A parede de fundo da sala de jantar virou uma "galeria particular" com peças do acervo pessoal dos moradores. Projeto do Studio MG2 - Foto: Divulgação (projeto publicado na edição 93 da Revista Casa Sul)

Com uma "base neutra" e peças de qualidade fica mais fácil escolher cores e elementos decorativos de destaque. Nesta hora não existe certo ou errado: peças de significado ou valor afetivo pessoal podem perfeitamente ser combinadas a outras mais modernas ou arrojadas.


Acima:  Projeto da BST Arquitetura - Foto: Eduardo Macarios (projeto publicado na edição 99 da Revista Casa Sul)

Não tenha medo de usar cores "fora da moda" ou de ser críticado pelos seus gostos pessoais: o importante é viver cercado daquilo que inspira e traz alegria. Afinal, como quem vai permanecer nos ambientes por mais tempo é você, a sua opinião e satisfação vêm em primeiro lugar.

 

Funcional e necessário





Acima: A cozinha foi revestida com materiais resistentes e ganhou layout funcional para facilitar a rotina dos moradores. Os elementos decorativos não prejudicam o uso ou o fluxo de pessoas dentro do espaço. Projeto da BST Arquitetura - Foto: Eduardo Macarios (projeto publicado na edição 99 da Revista Casa Sul)


Com tantas opções e estilos de décor é fácil cair na tentação de adquirir uma peça que exige mais cuidado ou espaço do que o disponível. Antes de decidir, todavia, é preciso uma boa dose de bom senso. Donos de animais de estimação, por exemplo, devem evitar tecidos delicados que possam ser arranhados ou sujados pelos pets; moradores idosos devem evitar pisos escorregadios, etc. Embora óbvios, os cuidados com o aspecto prático muitas vezes ficam em segundo plano diante do apelo de uma peça decorativa encantadora - ainda mais quando o preço vale a pena.


Acima: A disposição dos móveis e peças decorativas garante a segurança e conforto dos moradores neste projeto do Studio MG2 - Foto: Divulgação (projeto publicado na edição 93 da Revista Casa Sul)

Outro aspecto que merece ser considerado é a funcionalidade da peça dentro do espaço: o que parece lindo na loja de decoração pode ficar desproporcional ou inadequado em meio ao décor do restante da residência. Para evitar erros, respeite as medidas do ambiente e escolha peças que não prejudiquem o livre trânsito ou uso do espaço. Forma e função podem - e devem - andar juntas.

 

Nos mínimos detalhes




Acima: Os armários com portas transparentes deixam aparente a coleção de louças da moradora. Todos os objetos combinam estética e utilidade, fazendo parte do décor da cozinha. Projeto de Elis Hornig - Foto: Ana Vanin


Quando se trata de criar um ambiente agradável os pequenos detalhes fazem toda a diferença. Por mais elegante que seja o décor, uma sala de jantar empoeirada, com cadeiras bambas ou toalhas rasgadas jamais será tão convidativa quanto um ambiente cuidado com carinho - ainda que decorado de forma mais simples.

Acima: Projeto de Elis Hornig - Foto: Ana Vanin

Além da limpeza e manutenção, pequenos elementos do dia a dia podem adicionar um toque de conforto e beleza que faz toda a diferença no décor.




Acima: Projeto de Elis Hornig - Foto: Ana Vanin

Potes de plástico e pacotes de mantimentos, por exemplo, ficam muito mais atraentes substituídos por potes de latas ou vidros de um mesmo conjunto. A capa das almofadas pode ser trocada por outras cores e tecidos para renovar o décor, os banheiros e quartos ganham vida nova com roupas de cama e banho de qualidade... pouco a pouco estas pequenas diferenças vão se acumulando e criando espaços encantadores. Ter uma rotina muito mais prática e confortável é uma excelente meta de décor para 2023. Com estas dicas, ao menos uma meta de ano novo já está garantida!

 

Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook