• CONTENT
Arquitetura

Maresia em dobro

Onde: • 07 de Maio - 2024 | Fotos Daniela Mac Adden

O projeto das duas casas de frente para o mar, totalizando 660 m², possui finalidades diferentes: uma casa para morar, outra para alugar

Desenhadas pelo escritório de arquitetura argentino Estúdio Martin Gomez, as casas independentes apelidadas de "La Illuminada" ficam na praia de La Barra, sudeste do Uruguai.


A ideia dos proprietários, ao delimitar o briefing do projeto, foi a de usufruir do conforto da primeira casa e alugar a segunda. Ambas possuem características semelhantes, como estruturas em concreto armado, pátio com churrasqueira e piscina.

 

 

A casa para alugar conta com piscina no terraço, área de estar e vista infinita para o mar. Já a casa principal está distribuída em três andares, que também permitem apreciar a praia. "A forma como a casa ela se abre através do pátio/piscina, gera uma relação inesperada com o mar, pois tem efetivamente provocado a imersão neste ambiente natural tão belo, tornando sublime a ligação casa-praia, mesmo quando estão separadas quase 100 metros", explicam os arquitetos.

 

 

O acesso à casa é feito pela rua paralela ao mar, a mais distante, entrando por um grande pórtico de concreto que delimita a porta. Este grande volume cinza é fechado para a rua e totalmente aberto para o mar, privilegiando a privacidade de seus moradores.

 

 

O piso térreo comporta a sala de estar, jantar e cozinha, totalmente conectadas ao pátio com piscina e churrasqueira. No piso superior ficam três quartos principais e a suíte que ocupa a parte da frente da casa, com vistas que imitam um navio: as janelas de canto envidraçado flutuam em direção ao mar.

 

 

Os demais quartos também são suítes - cada qual com seu próprio banheiro – e também dão vista para o mar do lado leste. Já no piso térreo, encontramos dois quartos de hóspedes, uma ampla sala de jogos com sala de cinema, lavanderia e áreas de serviço. Os arquitetos optaram por utilizar tão somente dois materiais primordiais: concreto e madeira.

 

Comentários
Deixe seu comentário

Identificação X
entrar usando o facebook