Layout transformado no litoral catarinense
Onde: Balneário Piçarras • 03 de Fevereiro - 2026 | Fotos Jhonathan HawerothProjeto de apartamento em Balneário Piçarras, no litoral norte de Santa Catarina, reimagina a planta original para ampliar as áreas de convívio.
Uma tela em branco voltada para o mar, onde a reconfiguração da planta, a integração dos ambientes e o uso de materiais como madeira, mármore e porcelanatos de grande formato estão entre os pontos centrais. Assim é o projeto deste apartamento em Balneário Piçarras, no litoral norte de Santa Catarina, assinado pelo arquiteto Paulo Spessatto.
Adquirido ainda na planta por um casal de empresários em busca de um refúgio à beira-mar, o apartamento passou por um acompanhamento fase a fase durante projeto e obra. Esse processo permitiu ajustes estratégicos em pontos elétricos, hidráulicos, climatização, gás e forro, além de viabilizar uma mudança importante na planta original: das quatro suítes previstas, permaneceram duas, enquanto as demais deram lugar a um home office, ampliando a área social e favorecendo a integração dos ambientes.
A área social orienta a proposta. O layout privilegia espaços conectados para convivência. Painéis em marmoraria revestem paredes, e o piso em porcelanato 80 × 160 contribui para a leitura contínua dos ambientes. O mobiliário inclui peças assinadas por designers brasileiros, como a Poltrona Eixo, de Rejane Carvalho Leite, as cadeiras BEC, de Luan Dal Sálvio, e poltronas giratórias de Pepe Lima.
O hall de entrada recebeu paginação geométrica em porcelanato preto e branco. As paredes foram revestidas com lâmina natural de madeira e o forro, também em madeira, foi desenhado sob medida.
A cozinha, em estilo americano, combina laca azul com referências ao estilo clássico. O ambiente reúne eletrodomésticos de última geração, incluindo um fogão de piso com visual profissional. O piso mescla dois porcelanatos, um com padrão marcante e outro neutro.
Na área da churrasqueira, o mármore Paraná reveste a estrutura, enquanto a bancada alta em Nero Marquina cria contraste. Na área íntima, o piso em madeira atende ao pedido de conforto térmico. A suíte master adota paleta neutra e cabeceira estofada desenhada pelo escritório. O banheiro conta com aquecimento de piso e metais dourados. A segunda suíte também possui marcenaria em lâmina natural com iluminação em LED embutida e banheiro com aquecimento de piso.
O home office foi concebido como espaço multifuncional, reunindo estante, armários planejados e sofá-cama, podendo acomodar hóspedes quando necessário.
