• CONTENT
Interiores

Inspiração: árvore se transforma em escada

Onde: São Paulo • 23 de Julho - 2018 | Fotos André Godoy

O artista gaúcho Hugo França aproveita árvores já caídas para criar peças de design único

Escada Carvalho, 2017 - Madeira Angico Preto Degraus: madeira garapa, 660 X  370 cm

Para a criação dessa escada diferente, Hugo França se sentiu desafiado. Queria algo novo mas com marca registrada, por isso usou a natureza nua e crua como protagonista

O artista sugeriu um tronco de uma árvore que já estivesse caída para compor o projeto do arquiteto Anderson Muniz, uma casa na praia em Itamambuca, em Ubatuba, litoral de São Paulo.

Depois de um mês de busca, Hugo França localizou um Angico Preto, com formas orgânicas e robustas, na Mata Atlântica. A madeira foi cortada nas  proporções solicitadas, em torno de 10 metros, de altura e foi arrastada pela mata até chegar no lugar em que o caminhão pudesse pegar.

A casa com estrutura metálica e linhas geométricas acolheu a maior peça interna já produzida pelo artista.

Sobre Hugo França

Hugo França nasceu em Porto Aegre, em 1954. Em busca de maior contato com a natureza, mudou-se para Trancoso, na Bahia. Lá percebeu o grau de desperdício da extração e uso da madeira, o que inspirou seu trabalho.

As peças criadas pelo designer nascem de um diálogo criativo com a matéria-prima: tudo começa e termina na árvore. Essas “esculturas mobiliárias” são feitas de árvores naturalmente condenadas, Desenvolvidas desde o final dos anos 1980.

Veja mais fotos na galeria:

Galeria
Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook