• CONTENT
Interiores

Elementos Ripados no décor

Onde: Curitiba • 22 de Setembro - 2020 | Fotos Créditos nas fotos

Confira ambientes que apostam neste acabamento para criar ambientes inspiradores

Projeto de Andreia Benihien, foto de R.R. Rufino

Conquistando cada vez mais espaço na marcenaria e decoração contemporânea, o ripado tornou-se um dos elementos queridinhos de arquitetos e designers de interiores por todo o mundo. Como poucos elementos do décor são tão curingas como a madeira, o estilo tem ganhado cada vez mais destaque. Devido à sua versatilidade o ripado pode ser integrado aos projetos em diversos estilos e formatos, que vão desde um painel mais discreto até produções mais elaboradas no mobiliário solto ou no teto. Sua produção também exige alguns cuidados que farão toda a diferença no resultado final. Juan Pedro Curuchet, sócio-proprietário da Temppo Móveis, lembra que o processo de produção do ripado não pode ser feito 100% de forma industrial, “o maior cuidado está na finalização do acabamento, tanto no encaixe das ripas, como na laminação final, devem ser feitas de forma artesanal”, revela.

Confira dez inspirações para sua casa:

 

Acima, projeto da Arquiteta Bruna Souza, BE Studio. (Foto: Marcelo Stammer).

A escolha da arquiteta Bruna Souza, do escritório BE Studio, para esse quarto de casal foi o painel ripado atrás da cabeceira da cama – o que proporciona mais personalidade ao ambiente. Graças ao destaque do modelo ripado, foi possível combinar um elemento tradicional com a estética contemporânea.

 

Projeto da arquiteta Gabriela CasaGrande, com Sudati MDF. (Foto: Eduardo Macarios).

Neste projeto, assinado pela arquiteta Gabriela Casagrande, o escritório ganha movimento e originalidade com a composição do ripado no teto, que recebe os MDFs Chenin Blanc e Argel, criando um elemento diferenciado do décor do escritório. O material preto funciona como pano de fundo para evidenciar o mais claro, que conversa com os tons dos veios presentes no mobiliário.

 

Projeto da arquiteta Andrea Benthien. (Foto: R. R. Rufino).

Desenvolver biombos vazados na decoração do quarto é uma ótima solução para integrar o closet ao ambiente - definindo a setorização dos espaços, o estilo ripado é perfeito para executar essa necessidade. A arquiteta Andrea Benthien optou em colocar o biombo atrás da cabeceira da cama, o que resultou em um décor contemporâneo e de personalidade marcante.

 

Projeto Claudia Albertini, Guararapes MDF. (Foto: Demian Golovaty).

O painel ripado garante o aconchego nas áreas molhadas, com o padrão Savana, da Guararapes, A profissional Claudia Albertini, ousou em trazer a marcenaria para dentro do banheiro. Em composição com as pedras naturais, o material torna o espaço perfeito para um momento de autocuidado e relaxamento.

 

Projeto do arquiteto Giuliano Marchiorato, Formighieri Pisos e Móveis. (Foto: Eduardo Macarios).

Esse loft moderno tem como principal destaque o pé direito duplo revestido pelo painel ripado da Formighieri Pisos e Móveis. Projeto assinado pelo arquiteto Giuliano Marchiorato, a paleta de cores é, basicamente, preto e branco. A madeira foi uma forma de aquecer o espaço, em contraste com as cores escolhidas.

 

Projeto da arquiteta Daniela Barranco. (Foto: Marcelo Stammer).

Além dos painéis de madeira que revestem toda suíte máster, a arquiteta Daniela Barranco optou em instalar um biombo ripado suspenso, dividindo o quarto do espaço de home office. A escolha ousada mantém a setorização dos espaços, mas com a suspensão deixa o ambiente mais integrado e harmonioso.

 

Projeto da arquiteta Alessandra Gandolfi. (Foto: Marcelo Stammer).

Com o poder de agregar conforto aos espaços devido a suas características térmicas e visuais, a madeira foi o material escolhido pela arquiteta Alessandra Gandolfi para o projeto deste apartamento. O detalhe ripado funciona como elemento de ligação entre os cômodos.

 

Projeto da arquiteta Michele Krauspenhar. (Foto: Déa Fylyk).

Com o mix perfeito de cores, texturas e materiais, a arquiteta Michele Krauspenhar mostra porque esse recurso vem ganhando cada vez mais espaço. Afinal, além da questão estética, os painéis trazem unidade e praticidade aos mais diversos ambientes, tornando-os mais organizados e integrados. Destaque também vai para as ripas em madeira no teto da residência.

 

Projeto da arquiteta Ana Cristina Avila. (Foto: Nenad Radovanovic).

O detalhe ripado agrega personalidade de forma mais suave a esta suíte, que leva a assinatura da arquiteta Ana Cristina Avila. O painel, protagonista do ambiente, traz um tom rosado que compõe com o dourado, bronze e branco, criando uma atmosfera de aconchego e feminilidade.

Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook