• CONTENT
Interiores

Dopamine Decor: a alegria como ponto de partida

Onde: • 01 de Abril - 2025 |

Ambientes vibrantes, autênticos e cheios de personalidade: conheça o estilo que traduz bem-estar e felicidade por meio das cores, formas e memórias afetivas

Se você já entrou em um ambiente e imediatamente se sentiu mais animado, leve ou criativo, talvez tenha experimentado o efeito do dopamine decor — um estilo que faz da casa um reflexo de emoções positivas.

 

Inspirado na ideia de que o ambiente pode influenciar nosso humor, o dopamine decor ganhou força após a pandemia, entre 2020 e 2021, em um momento em que o mundo buscava reconexão com o prazer de estar em casa. A tendência se consolidou com a ascensão do dopamine dressing (na moda), migrando rapidamente para o universo da decoração. A premissa é simples: se vestir de forma colorida pode melhorar o astral, por que não aplicar isso também à casa?

 

Mas não se trata apenas de encher os cômodos de cores fortes. O estilo dopamine propõe personalidade, liberdade e memória afetiva. É sobre cercar-se de elementos que tragam alegria genuína, como uma luminária divertida, uma estampa ousada, objetos vintage, almofadas com textura gostosa ou aquele móvel repaginado que carrega histórias.

 

Como identificar um ambiente dopamine?
Cores vibrantes como amarelo, pink, azul Klein, verde-limão e laranja surgem em contraste com formas orgânicas e composições despretensiosas. É comum ver mix de estampas, referências pop, toques retrô e uma pegada maximalista, onde “mais é mais”, desde que faça sentido para quem habita o espaço. Também há uma forte presença do “faça você mesmo”, com intervenções criativas e peças customizadas.

 

Esse estilo vai além da estética: ele celebra a individualidade e transforma a decoração em uma forma de autocuidado. A casa vira um lugar que estimula, conforta e diverte — sem regras rígidas, apenas com propósito emocional.

 

Se a sua casa ainda está tímida com as cores, que tal começar aos poucos? Um tapete com estampa divertida, um quadro com uma frase que te inspira ou até pintar uma parede de um tom que você ama podem ser o primeiro passo para uma vida mais colorida — e feliz.

 

 

Sala de jantar do Studio 92 Arquitetura. Foto Mariana Orsi

 

Gustavo Scaramella (Casacor Paraná – Foto Marcelo Stammer)

 

Studio 92 Arquitetura. Foto Mariana Orsi

 

Laís Galvão assina o tapete azul da Tapetah que “levantou” o astral do espaço

 

O tapete colorido da Tapetah criado por Lara Faez traz o toque de alegria ao espaço

 

Duas formas de expressar a intensidade da cor no projeto de Lara Faez, (esquerda), e de Gustavo Scaramella (Casacor Paraná – Foto Bia Nauiack)

 

Projeto de Dion Seminara | Foto Darren Kerr

Comentários
Deixe seu comentário

Identificação X
entrar usando o facebook