• CONTENT
Conexão

Designer curitibana ganha prêmio internacional

Onde: Curitiba • 18 de Abril - 2023 | Fotos Créditos nas Fotos

O prestigiado iF Design Award de 2023 premiou o programa "câmbio verde", idealizado pela curitibana Luiza Nery para a prefeitura de Curitiba

Painel de Jurados do iF Design Award de 2023. Foto: Divulgação

No último dia 13 de abril, em Berlim, na Alemanha, foram anunciados os vencedores do If Design Awards: uma das mais prestigiadas premiações de design de todo o mundo. O número de projetos brasileiros laureados com o selo de excelência internacional em design bateu recorde nesta edição, inclusive com três premiados com o iF Gold Award - a honraria máxima da premiação.

A escolha dos premiados foi feita por 133 especialistas em design renomados de 20 países, após três dias de intensas avaliações na capital alemã. "O iF Design se trata de reunir pessoas de todos os lugares que amam design e que sabem que design é resolver problemas", avalia o arquiteto e designer brasileiro Guto Requena, que representou o Brasil no júri ao lado de Larissa Abad, especialista em Design de Produtos no Grupo Boticário, e de Patrick Speck, design leader da LIXIL Global Design (EMENA).

"Todos os anos, o júri final é a parte mais emocionante e inspiradora do iF Design Award. Não apenas para a equipe do iF, mas também para nossos jurados de todo o mundo. Estou orgulhoso da nossa equipe que fez isso acontecer nos últimos dias, e estou realmente ansioso pelo iF Design Award Night em meados de maio em Berlim", afirma Uwe Cremering, CEO do iF Design.


Câmbio Verde

Dentre as 11 mil inscrições, dos 53 países participantes, o programa Câmbio Verde, idealizado pela designer curitibana Luiza Nery, foi o vencedor do iF Gold Award na categoria de Design de Serviço. O app do programa Câmbio Verde, criado para atender à iniciativa da Prefeitura de Curitiba, permite a moradores realizar a troca de materiais recicláveis por frutas e verduras produzidas na região. O app integra a estratégia digital para aumentar o alcance e o engajamento da população com a troca sustentável. 

 

O programa atende a população que recebe até 3,5 salários mínimos. Os caminhões com hortifrútis e os que recebem o lixo reciclável voltam aos pontos, em geral, a cada 15 dias, com alterações em feriados. Além de incentivar a separação de resíduos e a destinação correta dos recicláveis, o Câmbio Verde tem como objetivo melhorar a qualidade da alimentação dos curitibanos beneficiados.


A cada quatro quilos de lixo os moradores recebem um quilo de frutas e verduras. Óleos vegetal e animal também podem ser trocados: cada dois litros de óleo correspondem a um quilo de alimento. A iniciativa atende, em média, a cinco mil pessoas por mês e coletada 290 toneladas de recicláveis, distribuindo cerca de 80 toneladas de alimentos frescos mensalmente.




"Este ano o design brasileiro está em festa! Tivemos o maior número de projetos premiados dos últimos anos. Isso só reforça todo o potencial do design brasileiro e gera cada vez mais visibilidade para as nossas empresas", comemora Letícia Castro, diretora superintendente do Centro Brasil Design (CBD), instituição que representa o iF Design Award no Brasil.

A cerimônia de entrega dos prêmios — o iF Design Award Night — será na noite de 15 de maio de 2023 em um dos mais modernos teatros da Europa, o Friedrichstadt Palast, em Berlim. "Nosso país será destaque na cerimônia de premiação, especialmente pelos três projetos que receberam o prêmio máximo, o iF Gold Award", aponta a diretora do CBD.

 

Galeria Foto: Prefeitura de Curitiba Foto: Adobe Stock Images Foto: Prefeitura de Curitiba
Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook