Design Sensorial em Restaurantes
Onde: • 16 de Maio - 2025 |A união de arquitetura, iluminação e elementos naturais que cria experiências gastronômicas inovadoras e imersivas

O Studio Guilherme Bez, especializado em bares e restaurantes, que tem sede em Curitiba conquistou no ano passado um reconhecimento internacional com o projeto do Elixir Restaurant Lounge & Bar, localizado em Campinas (SP), no prestigiado DNA Paris Design Awards categorias Interior Design e Light Design, plataforma que celebra e reconhece projetos inovadores nas áreas de arquitetura, design de interiores, paisagismo, design de produtos e design gráfico.
O restaurante Elixir é comandado pelo empresário ítalo-brasileiro André Cardella e tem como base a fusão entre arquitetura sensorial e alta gastronomia. Com 550 m² divididos em dois pavimentos e capacidade para 176 pessoas, o espaço ocupa o térreo de um edifício comercial no tradicional bairro Cambuí, em Campinas.
Entre os principais elementos está a impactante Árvore da Vida, escultura em madeira de reflorestamento com copa iluminada que domina o Salão dos Espelhos — ambiente com paredes e teto revestidos com espelhos triangulares assimétricos, criando um jogo de reflexos que remete a pedras lapidadas.
A ambientação aposta em contrastes: tons escuros e amadeirados aparecem lado a lado com cores vivas nas flores e objetos decorativos. O projeto luminotécnico, também assinado pelo Studio Guilherme Bez, envolve automação, fitas de LED, canhões de luz e Neon LED, criando diferentes atmosferas ao longo da noite.
No Bar Dourado, o destaque é o uso de placas onduladas, balcão de mármore preto e dezenas de cascas de coco aplicadas como acabamento. A adega refrigerada acomoda até 250 rótulos e tem ao fundo uma pedra ônix retroiluminada. Já a varanda externa utiliza mobiliário da Green House com fibra sintética e tecidos náuticos, reforçando o conforto à beira do Mediterrâneo.
No interior, um aquário de água salgada reforça a inspiração marinha. Os banheiros também foram pensados como parte da experiência: no hall, uma arte da artista Rosangela Grafetti; no feminino, mármore branco Michelângelo e, no masculino, mármore Nero Michelangelo. As cubas são da Deca.
Guilherme Bez é autor de projetos como o TAJ (em Curitiba, Brasília, Balneário Camboriú e Assunção), SHED, Distrito 1340, OX Steak House, Moon Nightlife e projetos em parceria com o Grupo Mahai. Também atua com projetos residenciais, comerciais, hoteleiros e de paisagismo. Em 2024, foi convidado como jurado em um concurso de design na Ásia.
Mais em: www.guilhermebez.com | Instagram: @studioguilhermebez