• CONTENT
Interiores

Da melhor safra

Onde: Curitiba • 07 de Junho - 2019 | Fotos Eduardo Macarios

Apartamento em Curitiba, projetado pela arquiteta Talita Nogueira, traz a cor borgonha como estrela principal e surpreende com mobiliário de design arrojado

Borgonha, ou burgundy em inglês, é tom de vermelho com leves toques de azul, batizado por ter coloração semelhante à dos vinhos da Borgonha, região da França famosa por suas vinícolas. Sofisticada, a cor está historicamente associada ao poder e à realeza.

Sala de jantar, living e cozinha forma um único espaço integrado dentro do apartamento. Se necessário, a varanda gourmet (à direita, atrás da persiana) pode funcionar como extensão do ambiente social. O piso em porcelanato Paille St. Laurent, da Portobello Shop, sobe pela parede atrás do aparador (à esquerda)

Dentro de um contexto mais atual, o borgonha aquece ambientes e destaca pontos específicos de uma maneira refinada, como no projeto de interiores assinado por Talita Nogueira para um apartamento de 200 m², em Curitiba: “Os clientes queriam que todos que ali entrassem soubessem que aquele espaço era único e muito especial. Depois, identifiquei a preferência pelo borgonha, pelo piso marmorizado e pelo preto e aí a imaginação correu solta!”, conta a arquiteta.

Situado no bairro Alto da Glória, o imóvel havia sido recém adquirido da construtora. Um dos desejos dos proprietários – um casal jovem com duas filhas pequenas – era ter um espaço amplo para convívio mais próximo com total conforto. Para tanto, a planta foi alterada para ficar mais aberta: pontos de TV e água foram realocados e o piso da sacada elevado para conectá-la à sala de jantar e living.

O espaço do hall de entrada não estava previsto na planta inicial: ele foi criado após modificações no layout do apartamento. O tom borgonha – cor Amor Eterno, da Suvinil – aparece em uma das paredes, como um prenúncio da paleta de cores que o visitante encontrará no restante da casa. O gavetão suspenso por hastes metálicas douradas foi desenvolvido especialmente para o espaço, para impactar e surpreender

Com a inversão do ponto de TV original, criaram-se as áreas de home office e hall de entrada, que não estavam previstas na planta inicial. “Essa mudança na planta foi realmente marcante e mudou profundamente todo o fluxo e funcionalidade do apartamento. É um diferencial do projeto”, conta Talita.

A base atemporal em tons de cinza ganhou vida com a cor borgonha nas almofadas, cadeiras de jantar e quadros. As linhas retas e alinhadas do conceito repetemse no mobiliário, trabalhado em laca cinza e amadeirado preto com espelho fumê, para aumentar a sensação de amplitude dos espaços, com detalhes em latão dourado. A iluminação embutida em LED é indireta, criada para compor cenários agradáveis à noite.

O piso da varanda com churrasqueira foi elevado, nivelando-se ao da área social, para maior integração entre os ambientes. A poltrona Pelicano com assento em palha é assinada por Jorge Elmor

Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook