Cozinhando em apenas 5m²
Onde: São Paulo • 20 de Fevereiro - 2019 | Fotos Gustavo AwadDepois da reforma, a micro cozinha ganhou bancada extra e armários ergonômicos
Projetar a área com dimensões reduzidas de um ambiente com 5m² para um jovem casal que gosta de cozinhar foi o grande desafio para as arquitetas Andreia Hernandes e Pilar Hernandez da AHPH Arquitetura. O ponto alto do projeto foi o estudo detalhado da ergonomia de todo o espaço.
A solicitação dos clientes foi a de usar Revestimento Metro. “Este foi um dos nossos pontos de partida e depois de amadurecer a ideia, optamos por desenvolver um trabalho que fosse totalmente clean em que o branco predominasse”, explica Pilar.
Como a cozinha é um dos espaços mais utilizados, apenas uma superfície não seria o suficiente. Assim, para solucionar o problema, uma bancada feita de Silestone na cor Branco Absoluto em forma de “U” que se estende por toda a área foi desenvolvida, criando uma ilha na divisa com a sala de estar.
Estudo da ergonomia
Depois de um estudo detalhado em relação a ergonomia do ambientes, as arquitetas puderam dar início a instalação dos suportes. . “Fizemos uma análise bem aprofundada sobre como seriam feitas as aberturas de portas, gavetas e até o posicionamento do cooktop e do forno que ficaram “no fundo do U”, porque é o único lugar em que os moradores conseguiriam abrir e fechar a peça sem qualquer problema”, afirma Andreia.
Os armários também foram analisados quanto à profundidade que poderiam ter. A escolha das profissionais foram peças brancas com puxadores de perfil horizontal, além de não encostarem no teto para garantir sensação de amplitude.
Por fim, como a cozinha é um local que exige uma boa quantidade de lúmens, placas de led com luz branca foram embutidas no teto. Na ilha, spots de dicroica de LED com luz quente.