Clima serrano
Onde: Rio do Sul • 03 de Abril - 2019 | Fotos Lio SimasElementos rústicos e funcionais marcam o projeto da residência em Rio do Sul
Para a repaginação da casa em Rio do Sul (SC), as arquitetas Vanessa Faller e Maíra Queiroz, do Espaço do Traço Arquitetura apostaram em materiais como couro e madeira e cores sóbrias, para que o décor remetesse a área serrana do sul do Brasil.
Adaptações no projeto arquitetônico original foram feitas para deixar o cantinho mais a cara do casal. “Como o pé direito era alto, por conta do telhado, decidimos baixá-lo com pergolado para dar uma vibe mais intimista”, conta Vanessa Faller.
No living, o sofá de couro foi uma escolha dos clientes que fez jus à estética de fazenda solicitada. Elementos de cores claras harmonizam com objetos decorativos que os clientes já possuíam.
Clima de serra pede lareira, por isso, as arquitetas adicionaram o trocador de calor da Paxma Imports, que utiliza menos lenha que os convencionais, para proporcionar a sensação de estar sempre na fazenda. Deixando o ambiente ainda mais funcional, o nicho foi inserido para armazenar a madeira e ainda agregar no décor.
Visando à funcionalidade, a janela bay window foi transformada em um banco com nichos, que servem para armazenar lembranças das viagens do casal. Além disso, a escada também passou a comportar uma adega.
Na cozinha, a cor inusitada nas paredes contrasta com a marcenaria em tons claros. Azulejos e luminárias garantem o clima serrano