• CONTENT
Interiores

Cinco ideias para pé-direito duplo

Onde: • 13 de Março - 2024 |

Na arquitetura, o termo “pé-direito” se refere à distância vertical entre o piso e o teto de um ambiente. Já o pé-direito duplo é um espaço com altura acima do convencional que tem duas vezes mais altura do que o pé-direito padrão. Esse formato pode ser um desafio na decoração de interiores, mas também uma oportunidade para ousar, utilizando soluções criativas

Foto Julia Ribeiro

Paredes mais altas propiciam a oportunidade de explorar o décor de diversas formas e finalidades. “Além de lindo, o pé-direito duplo aumenta a percepção do ambiente e é indicado para a área social integrada e o hall de entrada”, avalia a arquiteta Marta Martins. Para ela, essa diferença elevada entre o teto e o piso valoriza o imóvel justamente pela magnitude oferecida ao cômodo, propiciando diversas áreas de trabalho com decoração e iluminação. Para esclarecer como isso pode ser feito, a profissional elenca 5 projetos que levam sua assinatura.

 

PAINEL DE GESSO ILUMINADO

 

Foto Rafael Renzo

 

O painel de gesso com led foi a solução encontrada para tirar o efeito de parede vazia e alta neste pé-direito duplo. Aplicado na sala de estar, ele se estendeu até a varanda, antes fechada. Para que os LEDs pudessem ser instalados, o drywall foi colocado nos desenhos das sancas, formando linhas conectadas que receberam, posteriormente, a iluminação, criando um agradável efeito cênico luminoso.

 

A LUZ COMO SOLUÇÃO

 

Fotos Julia Herman

 

Um dos problemas do pé-direito alto é a eficiência da iluminação. Para a execução deste extenso living, Marta contou com lâmpadas de maior potência e alcance da luminosidade, uma vez que a referência padrão encontrada no mercado atende o pé-direito usual, que varia entre 2,60 e 3m. “Quando dobramos a altura, precisamos acompanhar outras exigências para assegurar uma luz de qualidade e confortável”, pontua.?



Usando sancas de gesso no forro, ela encontrou nos vãos o ponto ideal para inserir a iluminação que entregou a sensação de um ‘teto flutuante’ e uma atmosfera convidativa graças à luz amarelada. “Combinamos também alguns spots que atendem os momentos mais íntimos entre os moradores ou quando recebem amigos e familiares”, complementa.

 

A profissional também explorou a altura da parede para instalar dois grandes quadros, além de combinar detalhes ripados com o ‘teto’ sobressalente da sala de jantar, ao fundo.

 

PAREDE COM JARDIM VERTICAL

 

Foto Julia Herman

 

Aproveitar o ambiente estendido é também pensar em bem-estar e contato com a natureza, principalmente em apartamentos. Além dos vasos, é possível elevar a presença das plantas por meios de jardins verticais – opção interessante para valorizar pé-direito duplo.?

 

Desse lado do living, o revestimento ripado foi inserido em direções distintas para recobrir a parede e emoldurar o painel da TV em porcelanato. Ao lado, uma faixa de jardim vertical realizado com plantas preservadas elimina a sensação de parede alta.

 

GALERIA DE ARTE

 

Foto Julia Herman

 

Marta Martins explica que, no geral, a composição da área social com pé-direito duplo segue como de costume, com a distribuição de sofás, poltronas e mesas de centro e laterais, entre outros móveis. O segredo está na altura das paredes. Nesse living, ela tanto pendurou uma trinca de quadros em uma das faixas realizadas e na outra, baseada acima da sala de jantar, a parte que sobressai do teto da sala de jantar apoia uma dupla de quadros e vasos. O resultado é um espaço que funciona como galeria de arte.

 

USANDO ESPELHOS

 

Foto Julia Ribeiro

 

Capaz de ampliar áreas pequenas, os espelhos se tornaram aliados do décor de imóveis compactos. Mas é errôneo pensar que esses itens não conversam com espaços maiores, pois apesar da amplitude oferecida pelo pé-direito duplo, a depender do local, os espelhos entram em cena com o intuito da profundidade. “Vejo como um toque ideal para cômodos mais lineares e de comprimento expressivo”, analisa a arquiteta.?

 

Neste projeto, o pé-direito duplo compreende toda a sala de estar. Aqui a arquiteta instalou espelhos nas laterais do painel de TV em laca brilhante. Os dois materiais acompanham a altura de piso ao teto e foram trazidos como uma maneira de criar a percepção de aprofundamento do cômodo.

 

Serviço

@martamartinsarquiteta?
www.martamartins.com.br?

 

 

Comentários
Deixe seu comentário

Identificação X
entrar usando o facebook