Casa Sul e Coletiza promovem talk com Marcos Bertoldi
Onde: Curitiba • 07 de Dezembro - 2018 | Fotos Amanda LavoratoNo talk, o arquiteto fez uma reflexão sobre a profissão e usou como exemplo sua própria resdiência
Ocorreu nesta segunda-feira (06 de dezembro) um bate-papo com o conceituado arquiteto Marcos Bertoldi, a convite da Oslo Design e da Soma Galeria, na Coletiza. O evento foi organizado pela Casa Sul e contou com uma plateia de 60 convidados.
Negociação, posicionamento e linguagem na arquitetura foram os principais tema da palestra. O arquiteto usou o conceito e as imagens de sua própria residência que foi concebida em concreto armado à vista, projetada por Vilanova Artigas (1978).Além disso, ele também abordou a arte na arquitetura e projetos de interiores, mostrando as obras que ele garimpou ao longo da vida, e hoje estão expostas no salão de sua casa, criam uma condensação maximalista uniforme.
Ele ainda ressalta a importância na orientação do cliente na hora de escolher a decoração, optando por peças mais valorosas no lugar de revestimentos e texturas. Bertoldi explica que o arquiteto ou designer precisa negociar com o cliente de forma versátil, para atender as necessidades mas sem perder a liberdade criativa. “Nem sempre é possível fazer tudo o que o cliente quer e pelo preço que ele imagina. Por isso, é necessário mostrar esse cenário e elucidar as possibilidades de realização da obra. Caso contrário, o produto final não atenderá as expectativas nem do cliente nem do profissional de forma absoluta. Criando esse posicionamento, a probabilidade de sucesso é grande frente ao cliente e ao projeto”, explica.O evento, que contou com a participação de arquitetos, artistas plásticos e designers, levou os participantes a uma reflexão sobre a profissão e serviu de inspiração para fechar o ano com novas expectativas.