• CONTENT
Arquitetura

Casa de concreto

Onde: • 21 de Junho - 2024 | Fotos Simple Light

O projeto da casa localizada no Equador, desenvolve-se a partir da conformação de 2 elementos programáticos independentes. Entre eles é gerado uma área vazia cuja principal função é transmitir diferentes percepções sensoriais de espaço

 

A casa, construída em um terreno de 800 m², é formada por dois volumes unidos visíveis na fachada que progressivamente se tornam independentes à medida que se caminha em direção ao jardim dos fundos. Eles estão conectados por um corredor central e um espaço aberto no térreo.

 

Na casa foram estudadas muitas análises de forma a potenciar as percepções sensoriais de expansão, compressão do espaço através da criação de uma série de relações espaciais horizontais, verticais e diagonais entre os diferentes espaços programáticos que a compõem.

 

“Volumetricamente, há um cubo branco na fachada frontal e um cubo de concreto na fachada posterior. Esta estratégia gera um contraste programático e espacial”, explica o arquiteto José Daniel Teran, do escritório A1 Arquitectura Avanzada, um dos autores do projeto. O resultado é um sistema contrastante entre fechado e aberto que surpreende.

 

No andar superior dos dois volumes principais, estão localizados os quartos e áreas privativas. As grandes janelas garantem iluminação natural abundante e vistas para o jardim

 

 

O projeto utiliza materiais modernos e sustentáveis, como madeira e concreto aparente, que não só oferecem durabilidade como também uma estética contemporânea. O uso extensivo de vidro permite uma excelente ventilação cruzada e entrada de luz natural, reduzindo a necessidade de iluminação artificial e climatização.

 

 

À esquerda, encontra-se a área social no térreo, que inclui uma cozinha gourmet e uma área de estar ao ar livre. Este espaço é coberto por um pergolado, criando uma transição suave entre o interior e o exterior.

 

Os caminhos de circulação são bem definidos, conectando todas as áreas da casa de maneira funcional e estética

 

 

O espaço exterior da sala é utilizado como núcleo dos espaços sociais, sendo um programa flexível que permite a sua integração parcial ou total com os com os demais ambientes do térreo. “Isso produz uma sensação de expansão e compressão espacial que o morador pode controlar dependendo de suas necessidades e atividades específicas”, conta a arquiteta María José Aguillar, do escritório A1 Arquitectura Avanzada.

 

 

A seleção dos materiais foi analisada de acordo com as propriedades que cada um possui e transmite aos usuários. O concreto aparente é utilizado principalmente para proporcionar a sensação de “introvertido” ou privado, enquanto a combinação de metal e vidro produz a sensação de “extrovertido” ou social de interação familiar.

 

Este projeto é um exemplo de como a distribuição cuidadosa dos volumes no terreno pode criar uma residência funcional e visualmente atraente. A integração harmoniosa entre os espaços internos e externos, aliada ao uso de materiais modernos e sustentáveis, resulta em um ambiente confortável, eficiente e esteticamente agradável.

 

Casa: 450 m2
Terreno: 800 m2

 

Serviço:
A1 Arquitectura Avanzada
Quito, Equador
www.a1-aa.com
@a1arquitectura.ec

 

Comentários
Deixe seu comentário

Identificação X
entrar usando o facebook