Arquitetura brasileira
Onde: São Paulo • 30 de Março - 2026 | Fotos Rafael RenzoCasa Corcovado representa o Rio de Janeiro com uma interpretação contemporânea da bossa carioca.
A primeira edição da Bienal de Arquitetura Brasileira inaugurada na semana passada e que vai até 30 de abril, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, reúne projetos de diferentes regiões do país em uma exposição que propõe refletir sobre a diversidade cultural e territorial da arquitetura brasileira.
Organizada em pavilhões inspirados nos biomas nacionais, a mostra apresenta 27 projetos residenciais de aproximadamente 100 m², cada um representando um estado brasileiro no Pavilhão das Culturas Brasileiras.
Entre os selecionados está a Casa Corcovado, projeto da arquiteta Paula Martins, escolhida para representar o estado do Rio de Janeiro. A proposta integra o pavilhão dedicado ao bioma Mata Atlântica e traduz, em linguagem contemporânea, a chamada bossa carioca — expressão que remete ao modo de viver leve e informal associado à cultura do Rio.
Desenvolvida para um imóvel em São Paulo, a Casa Corcovado parte da ideia de transportar essa atmosfera carioca para outro contexto urbano. O projeto acentua referências simbólicas da paisagem do Rio — especialmente a relação entre mar e floresta. A proposta também nasce de uma história específica: o ambiente foi concebido como uma homenagem a Laís e Vinícius, cariocas que hoje vivem fora da cidade natal. A arquitetura aparece, assim, como um elo entre lugares e afetos, revelando a força das referências locais mesmo quando deslocadas para novos contextos.
Acompanhe todos os detalhes em nossa galeria de fotos abaixo.

