Arquiteta aposta em madeira
Onde: Curitiba • 25 de Setembro - 2019 | Fotos Nando FischerProjeto é assinado por Fernanda Cassou
Que tal morar em um espaço jovem, contemporâneo, despojado e com ares nova iorquinos? Essa é a proposta do projeto assinado pela arquiteta Fernanda Cassou para o recém-inaugurado apartamento modelo do ROC (Residence Open Concept). Com pé direito de, pelo menos, três metros, e uma proposta de integração do living, cozinha e sala de estar, a residência se torna um espaço acolhedor que estimula o convívio entre os moradores.
Outra grande sacada do projeto é a abundante utilização de madeira, que envolve praticamente todo o apartamento. O espaço ganhou painéis no padrão Moscata em todo o living e cozinha, com assinatura da S.C.A. Curitiba. O lavabo e área de serviço receberam portas pivotantes, que economizam espaço. Para a churrasqueira, uma porta especial que permite o fechamento completo do móvel quando não estiver em uso.
Na parte superior, os painéis que revestem as paredes receberam iluminação embutida, que dá o tom contemporâneo proposto para o ROC. Na área íntima, a escala cromática tem continuidade, com padrões de cinza e nude. Todos os espaços são bem aproveitados, uma característica própria dos móveis planejados. As paredes dos quartos foram revestidas de armários. Outra tendência bem empregada no quarto do casal é o painel ripado. Feito em MDF no padrão Moscata, ele casa perfeitamente com o tom cinza dos armários. Os criados – desenvolvidos com exclusividade para esse projeto – possuem tomadas embutidas, que conferem uma atmosfera ainda mais clean.
No quarto de solteiro, os espelhos nas portas do armário aumentam a amplitude. Já o espaço de TV recebeu uma iluminação especial. Para a área de estudos, a S.C.A. Curitiba criou um móvel específico, que pode ser personalizado de acordo com a necessidade do usuário. Nos banheiros, grandes gavetões recebem puxadores modernos e armários superiores com superfície de espelho.
Outros destaques do ROC Batel:
- Os vidros laminados ou insulados, com esquadrias que vão do piso até o teto em alguns ambientes, permitem o aproveitamento ideal da luz natural durante o dia.
- O ROC não terá grades ou muros que delimitem o seu espaço. O empreendimento
- Trará o conceito nova-iorquino de integração dos edifícios com a cidade e o bairro.
- Painéis metálicos móveis em tons de cobre permitirão que os moradores mudem a configuração das aberturas externas a cada momento do dia. Quem passar pela esquina da Francisco Rocha com Visconde de Guarapuava, no Batel, verá frequentemente um desenho novo.
- Internamente, os moradores poderão definir os espaços e as paredes optando por ambientes maiores ou menores.
- O empreendimento é composto por 31 residências que comportam de uma a três suítes, que vão de 104 m² a 314 m² de área privativa nas penthouses.
“O ROC chega para transformar a relação das pessoas com o lugar ao qual pertencem. O projeto é resultado de uma soma muito rica de experiências: ouvimos os moradores do Batel, visitamos empreendimentos nova-iorquinos, investimos em conceitos e tecnologias de padrão internacional que permitirão aos moradores viver com segurança, mas sem muros e numa relação afetiva com o bairro”, explica o diretor geral da Laguna, Gabriel Raad.