5 tendências da tecnologia na decoração
Onde: Curitiba • 05 de Setembro - 2022 | Fotos DivulgaçãoAvanços tecnológicos para facilitar projetos de arquitetura e decoração
Hoje em dia, por conta dos avanços tecnológicos, quem busca dar uma nova "cara" ao seu imóvel conta com diversas opções para tornar os projetos de arquitetura ainda mais inteligentes. A tecnologia tem permitido ligar aparelhos de forma remota, acender lâmpadas com comandos de voz e até mesmo verificar se a área externa ao redor da residência está segura antes de entrar ou ao sair do imóvel.
Devido a essas vantagens, algumas dessas tecnologias já se tornaram verdadeiras tendências na decoração e prometem estar cada vez mais presentes nas mesas de arquitetos e decoradores nos próximos anos. Confira algumas delas:
Scanner de ambientes no próprio celular
Um dos principais métodos disponíveis para os profissionais do ramo de decoração nos dias de hoje, a ferramenta viabiliza um planejamento de projetos baseado na precisão. O scanner gera acesso ao ambiente que o cliente quer decorar instantaneamente e com a realidade aumentada; ou seja, com poucos cliques o arquiteto ou decorador tem à sua disposição todas as características daquele espaço no celular, podendo analisá-lo à distância sem a perda de informações e garantindo uma atuação mais estratégica. Há opções de aplicativos gratuitos ou pagos, cabendo ao profissional escolher aquele que mais se adequa às suas necessidades.
Algoritmo seletor de móveis
A partir da coleta de dados do consumidor, novos algoritmos têm agilizado e compilado com clareza todos os gostos e ideias do público. Um deles é o seletor de móveis: elementos primordiais de qualquer projeto de decoração, seja pelo uso ou aspecto estético, o mobiliário digital facilita as escolhas dos clientes e permite visualizar combinações e composições antes da compra do produto real. Esta solução acelera o trabalho decorativo exponencialmente, dispensando tarefas manuais que só iriam atrasar o andamento das obras.
Plataformas de comunicação remotas
A comunicação remota do cliente com arquitetos e decoradores tem se demonstrado indispensável. Da mesma maneira que diversos outros segmentos aderiram ao home office e modelos híbridos, tecnologias de videochamadas e comunicação por aplicativo colocaram os profissionais em contato direto com os consumidores. Atualmente, com um celular ou computador em mãos, já é possível acompanhar um projeto sem grandes dificuldades, facilitando etapas que vão desde a contratação até a execução da obra em si.
Visualização em 360º e realidade virtual dos espaços
Da mesma forma que as imagens proporcionadas pelo scanner possuem uma enorme riqueza de detalhes, há plataformas que geram uma imagem em 360º dos espaços dos projetos utilizandotecnologias de realidade virtual. Mais do que agilizar a jornada de decoração, essa tendência tecnológica representa uma evolução no setor, pois garante que os especialistas possam se debruçar em pontos daquele imóvel que talvez não visualizassem a olho nu. Algumas indústrias estão até mesmo criando showrooms virtuais e "metaversos" para promover eventos e visitas on-line às suas fábricas e instalações. As novidades estão só começando!
Possibilidade de adequação de projeto em tempo real
A tendência é que as novas ferramentas tecnológicas diminuam o tempo necessário para criar e executar projetos de decoração. Realizar serviços de alta qualidade em um curto período de tempo exige a diminuição de etapas e imprevistos, bem como a rápida solução de eventuais percalços durante as obras. As novas ferramentas tecnológicas agilizam e refirmam a alta demanda por projetos de decoração de qualidade: essa nova era veio para ficar e promete facilitar, cada vez mais, a vida de profissionais e consumidores.
*As imagens que ilustram este artigo são ambientes virtuais criados pela arquiteta Gabriela Acorsi, fundadora da plataforma de decoração virtual La Decora: https://lp.ladecora.com.br/