25 modelos de casas
Onde: • 20 de Março - 2024 |Como seria entrar em uma loja e comprar uma casa pronta? Você escolhe o estilo, a metragem quadrada, os itens de acabamento, o valor e forma de pagamento e alguns meses depois, ela chega prontinha com todos os itens – estruturas, acabamentos, insumos – para ser erguida e instalada em seu terreno
Essa é a proposta de Fernando Scheffer, que dirige a Espaço Smart, a primeira loja de casas do Brasil especializada em tecnologias como steel frame e construção a seco. A iniciativa surgiu de um desejo do empresário de inovar o sistema de construção que ainda utiliza tijolo e cimento e é responsável por um grande desperdício na indústria de construção civil. Uma questão relevante que impacta tanto o meio ambiente quanto os custos dos projetos.
Estudos indicam que no sistema tradicional de construção brasileiro as perdas materiais podem chegar a 8% e as financeiras a 30%. Essas perdas ocorrem por diversos motivos, entre os quais a falta de planejamento, má gestão, erros de execução e a baixa qualificação profissional.
“Começamos nossa história revolucionando o mercado com a comercialização de produtos e soluções para a construção a seco. Nosso diferencial sempre foi estar à frente com as tecnologias mais avançadas, e hoje estamos fazendo isso com um conceito inovador de loja de casas, facilitando toda a jornada do nosso cliente no processo de construção”, explica Fernando.
COMO FUNCIONA
Em 2023, a empresa vendeu 560 casas a um ticket médio de R$ 400 mil por unidade. O ecossistema do Espaço Smart envolve desde a indústria, com produção do perfil de aço engenheirado e o comercial para as obras em steel frame, além de revestimentos e esquadrias. A casa pode ser adquirida através do site. A empresa também atua através de 32 lojas próprias no Brasil e no Paraguai que funcionam como showroom. No site os consumidores, com poucos cliques, escolhem entre 37 projetos de modelos prontos.
“Apesar de vendermos as casas diretamente pelo e-commerce, avaliamos que as lojas físicas são fundamentais para aproximar a relação com os consumidores, já que eles podem conhecer detalhadamente os produtos e se sentir mais confortáveis para realizar a compra, seja de um item em específico ou da casa pronta. Inclusive com experiências de desempenho sobre o steel frame e suas vedações em Realidade Aumentada” complementa Scheffer.?
Também há a opção de executar um projeto personalizado através da equipe de arquitetura e engenharia da empresa, e que é especializada em Light Steel Frame, um sistema construtivo a seco muito utilizado nos Estados Unidos, Canadá e Japão. O modelo tem ganhado espaço no mercado de construção civil pelas inúmeras vantagens apresentadas, entre elas, a rapidez na entrega, sustentabilidade e economia de água, resistência e alta qualidade construtiva.
Um passo importante da Espaço Smart foi a aquisição de uma startup de projetos arquitetônicos que aconteceu no ano passado. “Além das várias opções de casas prontas do site, agora conseguimos oferecer projetos personalizados e que já são pensados para a construção em steel frame”, explica Rubens Campos, CEO da Espaço Smart.
Fundada em 2014 a Espaço Smart vem ‘cumprindo à risca’ sua missão no mercado. Em 2023, a companhia obteve um faturamento de R$ 380 milhões e terminou o ano com 500 colaboradores - um crescimento respectivamente de 20% e 42% comparado a 2022.?
De acordo com Scheffer, a junção de todas as suas soluções permite que a companhia atinja seu propósito de transformar a construção civil no Brasil. “Estamos comprometidos com esse objetivo e muito orgulhosos do nosso progresso até agora. A intenção é continuar modificando o?status quo?da indústria no Brasil, apresentando as vantagens do steel frame ao mercado”, conclui.