• CONTENT
Interiores

10 ideias para transformar a casa

Onde: • 16 de Abril - 2024 | Fotos Sidney Doll

Uma jornada visual pela moderna arquitetura de interiores para atualizar e inspirar sua percepção

A arquitetura de interiores moderna é caracterizada por uma abordagem contemporânea e inovadora no design de espaços internos. Ela busca criar ambientes que sejam funcionais, esteticamente atraentes e que reflitam as necessidades e estilo de vida dos ocupantes. Elementos-chave desse estilo incluem linhas limpas e minimalistas, uso inteligente do espaço, integração de tecnologia, materiais sustentáveis e uma paleta de cores neutras com toques de cores vibrantes para adicionar personalidade. Acompanhe a seguir 10 ideias super atuais que selecionamos no projeto de reforma assinado por Rosangela Pena para um apartamento de 204m².

 

1. ESPELHO

 

 

Um espelho em formato de meia lua propicia não apenas a reflexão visual, mas também a sensação de amplitude. Estrategicamente colocado, o banco é prático para calçar e descalçar sapatos. O painel de madeira recebeu sobreposição de ripado que se estende até uma parte do teto.

 

2. VERDE OLIVA

 

 

O verde oliva tem sido uma cor popular nos últimos anos. Ele combina bem com uma variedade de cores, incluindo tons neutros e terrosos, bem como cores mais vivas, como o mostarda ou o rosa blush, o que o torna uma escolha versátil para diferentes estilos de decoração. Aqui a tonalidade foi aplicada nas paredes ornamentadas com boiseries, contrastando com a bancada de cuba esculpida e a marcenaria preta.

 

3. PAINEL DE MADEIRA

 

 

O uso de painéis de madeira na decoração continuará em alta nos próximos anos. Eles adicionam textura, calor e uma sensação de aconchego aos espaços, tornando-os uma escolha popular para uma variedade de estilos de decoração, desde o rústico até o contemporâneo. Além disso, os painéis de madeira podem ser usados de várias maneiras, desde revestimentos de parede até móveis e detalhes arquitetônicos, permitindo uma grande flexibilidade na incorporação deste elemento na decoração.

 

4. SERRALHERIA

 

 

A serralheria permanece como tendência na arquitetura de interiores atual adicionando um toque industrial e contemporâneo aos espaços. Estruturas metálicas associadas a móveis sob medida como estantes e prateleiras são frequentemente usadas para criar uma estética urbana e elegante. Esses elementos podem ser incorporados de várias maneiras, desde detalhes sutis, como puxadores de portas e prateleiras, até peças de destaque, como divisórias de ambientes e móveis customizados.

 

5. INTEGRAÇÃO DE AMBIENTES

 

 

Valorizar o convívio social através de ambientes que se integram, sem barreiras como paredes, é um conceito que deve permanecer. A pandemia mudou definitivamente a maneira como desejamos viver em nossos lares, mais próximo da família, e em convívio estreito com familiares e amigos. Cozinha, varanda gourmet, living fazem parte de um único ambiente, mesmo que sutilmente separados, quer seja por mobiliário, quer seja por detalhes como tapetes e revestimentos. No projeto de Rosangela Pena a sala de estar se destaca pela combinação da madeira com elementos em tons terrosos e acabamentos em verde menta. Nas costas do sofá voltado para o lado da TV, as poltronas confortáveis convidam para um bate-papo ou degustação de bebidas. A mesa de jantar, com tampo de laca, é espaçosa e perfeita para acomodar 8 pessoas.

 

6. VARANDA GOURMET

Esse espaço constitui uma das áreas mais valorizadas dos apartamentos, porque amplia o living e fornece uma generosa vista para o exterior. Em projetos modernos, a preferência é da varanda com sistema de fechamento com vidro para poder ser aproveitada em qualquer estação do ano. A decoração é valorizada através da utilização de mobiliário outdoor, resistente ao sol e chuva.

 

 

 

7. O RIPADO

Também conhecido como painel ripado ou treliça, o ripado permanece em evidência neste ano, mas como qualquer tendência em design, sua popularidade pode eventualmente diminuir à medida que novas ideias e estilos surjam. Sua versatilidade permite que seja aplicado de diversas formas, desde revestimento de paredes até elementos de mobiliário, divisórias e detalhes arquitetônicos. No projeto de Rosangela Pena, o ripado reveste parte da parede do home-theater e a estrutura das portas mimetizadas do armário e banheiro.

 

 

8. LÂMINA ULTRACOMPACTA

 

 

 

Feita a partir de uma mistura de materiais como porcelana, resinas e minerais, a lâmina ultracompacta oferece uma série de vantagens, incluindo resistência à água, calor, manchas e impactos. Além disso, ela pode ser produzida em uma variedade de cores, texturas e padrões, permitindo uma grande flexibilidade de design. Definitivamente a lâmina ultra compacta é uma opção inovadora para revestimento de superfícies como bancadas de cozinhas, pisos, revestimento de paredes e até para produção de mobiliário. Além do termo “lâmina ultracompacta”, esse tipo de material pode ser conhecido por outros nomes, dependendo do fabricante ou região – superfície compacta, pedra sinterizada, pedra sintética. As empresas que as fabricam, por sua vez, as “batizam” com nomes próprios e isso acaba por gerar uma dificuldade de identificar o produto. Por exemplo: Dekton by Consentino, Neolith (saiba mais: https://www.youtube.com/watch?v=jiLXACBryoY), Silverstone, Infinity (saiba mais: https://www.youtube.com/watch?v=sFYPhPb4pwo). Neste projeto a cozinha é arrojada e tem como destaque a ilha central, em lâmina ultracompacta que oferece resistência ao calor e durabilidade contra riscos e manchas.

 

9. CABECEIRA ALMOFADADA

 

 

O revestimento almofadado pode tanto contemplar toda a parede como ser utilizado como cabeceira normal, instalada de ponta a ponta atrás da cama, dando uma sensação de horizontalidade ao quarto. Além disso, as cabeceiras almofadadas oferecem uma sensação acolhedora e convidativa ao espaço, proporcionando um apoio confortável para quem gosta de ler ou relaxar na cama. Com uma variedade de estilos, tecidos e padrões disponíveis, as cabeceiras almofadadas podem ser personalizadas para se adequarem ao estilo e à estética de qualquer quarto, tornando-as uma escolha versátil e atemporal na decoração de interiores.

 

10. SOLUÇÃO ACÚSTICA

O uso de painéis de madeira no teto é uma tendência duradoura na decoração de interiores. Esses painéis adicionam uma sensação de calor e elegância ao ambiente, criando uma atmosfera acolhedora e sofisticada. Além disso, os painéis de madeira no teto podem ajudar a melhorar a acústica do espaço, reduzindo o eco e o ruído indesejado.

 

 

 

Serviço:

Instagram: @rosangelapenaarquitetura
Neolith: @alicantebrasil | @alicantepedrasinterizada
Infinity: @gramarcal
Fonte: dc33 Comunicação

 

Comentários
Deixe seu comentário

Identificação X
entrar usando o facebook