SPA no jardim
Onde: Curitiba • 25 de Novembro - 2021 | Fotos BicubicoPaisagista reúne dicas para espaços de relaxamento e conexão com a natureza dentro de casa
Um oásis urbano. Assim podem ser descritos os spas dentro de casa, capazes de transformar os lares em verdadeiros templos para momentos de autocuidado, relaxamento e conexão com a natureza. "Spas podem ser criados tanto em áreas externas e varandas extensas, quanto em espaços pequenos. O planejamento é essencial, para criar um cantinho que preze pelo aconchego", afirma o arquiteto e paisagista Cezar Scarpato, à frente do escritório Scarpato Arquitetura Paisagística.
Acima: Nesse projeto, Cezar Scarpato optou por um ofurô, criando um cantinho de relaxamento e contemplação.
Segundo Scarpato, um dos itens essenciais para um bom spa é um ofurô ou hidromassagem - tendência cada vez mais presente nos projetos. "Além da função de relaxamento, eles oferecem algumas vantagens em relação à piscina. São estruturas mais compactas, por exemplo, e ainda contam com a opção de água quente, para os dias de inverno", explica. Seja um modelo para uso individual, seja para um casal ou até para a família, essa opção ocupa menos espaço e demanda menos manutenção do que uma piscina, sendo também uma ótima aposta para spas integrados com a área de lazer.
Acima: O verde abraça o spa projetado por Cezar Scarpato, que aproveitou bem a área externa desse apartamento. Foto: Bicubico
Para elaborar um verdadeiro spa, todos os detalhes importam. "Trazê-lo para a área externa ou varanda é uma ótima forma de promover uma integração com a natureza e paisagem, mas pensar em um bom paisagismo também é essencial para reforçar o mood relaxante". Para o paisagista, trazer as plantas para perto do spa é essencial - seja em uma parede verde, seja em vasos ou com espécies mais ornamentais, sempre escolhidas de acordo com as condições do espaço. "O importante é tomar cuidado com o local da banheira ou ofurô, que não devem estar próximos de plantas que soltem muitas folhas", alerta.
Acima: Integrado com a área de lazer, esse spa projetado por Cezar Scarpato ganhou um pergolado de madeira, que protege a hidromassagem.
Em caso de spas na área externa, pensar em uma cobertura para controle das intempéries também é essencial. "Os pergolados são ótimos aliados", opina. Um deck de madeira é a pedida perfeita para complementar o espaço que, se for extenso, pode ainda ganhar outros mobiliários para área externa, como chaises, bancos e mesinhas. Para criar um cantinho sensorial, que estimule o relaxamento, o paisagista Cezar Scarpato também indica a inclusão de fontes ou espelhos d'água e cascatas. "Quando não é possível incluir o elemento, a tecnologia pode ser uma aliada, com caixas de som e uma trilha com sons da natureza", diz. Os aromas também são essenciais - seja através de difusores, velas ou incensos, ou até plantas específicas. "Alecrim, lavanda e lírio são perfeitos para criar a atmosfera desejada", afirma o paisagista.
Acima: O deck de madeira abriga a hidromassagem, nesse projeto de Cezar Scarpato. Para relaxar em qualquer estação, o cantinho ganhou também uma cobertura pergolada. Foto: Bicubico
Por fim, as cores também fazem toda a diferença para um spa verdadeiramente reconfortante. "Tudo que remete à natureza traz calma e tranquilidade, então aposte em tons madeirados, esverdeados ou azulados", diz Scarpato. Uni-los com materiais naturais como as fibras, cordas e pedras é uma forma de criar um cantinho perfeito para recarregar as energias.