Revista Forbes prevê tendências de décor para a próxima década
Onde: Curitiba • 06 de Janeiro - 2020 | Fotos PinterestConfira nossa reportagem adaptada para conhecer o rumo do mercado na próxima década
A revista Forbes, famosa por listar os maiores bilionários do mundo, entrevistou os principais influenciadores do décor internacional para entender a direção que o mercado promete tomar ao longo da próxima década. Preocupações com consumo consciente, sustentabilidade e impacto ambiental foram unanimidade - outras apostas, nem tanto. Confira nossa reportagem adaptada e saiba mais:
Autenticidade Personal
Segundo os entrevistados pela Forbes, na próxima década o décor segundo a "moda da vez" dará lugar a espaços mais autênticos, criados com base nas histórias e experiências dos moradores. Esta personalidade deve se refletir no décor por meio de itens artesanais ou no estilo "faça você mesmo". Itens únicos, feitos à mão ou com apelo sentimental devem prevalecer sobre artigos "de luxo" ou "exclusivos" - o importante é a satisfação do morador.
Estilo Atemporal
Durabilidade e adaptabilidade serão cada vez mais valorizadas pelos consumidores: o pensamento de longo prazo e a consciência ambiental serão prioridade. Os espaços terão menor número de peças, que, todavia, serão de maior qualidade e durabilidade. Linhas atemporais, que evoluam com o estilo de vida do proprietário, terão preferência sobre peças que fiquem "datadas" rapidamente. A ordem é investir em poucos itens de qualidade ao invés de vários itens menos duradouros.
Materiais Sustentáveis
Graças à tendência do consumo consciente, optar por materiais sustentáveis será cada vez mais importante para a indústria do décor. As sociedades em geral estão gravitando em direção a estilos de vida "eco-friendly" e adicionando elementos naturais aos espaços, exigindo práticas produtivas éticas e que não agridam o meio-ambiente. Os grandes fabricantes americanos já estão aderindo à tendência por meio de peças que usam madeira e fibras naturais sustentáveis.
Fazenda Chic
O estilo "campestre chic" promete ganhar novo fôlego: a proposta de "chalé inglês moderno" trará ambientes claros, vigas de madeira exposta, acabamentos rústicos e atmosfera minimalista. O estilo une tradição e atualidade misturando peças de décor novas e antigas, padrões estampados clássicos e móveis "clean".
Muita Cor
As cores prometem substituir os tons neutros no décor. Cores quentes, saturadas e tons de pedras preciosas (rubi, ametista, safira, esmeralda) devem tomar conta de paredes, móveis e bancadas. Outra aposta é a evolução do famoso "rosa millenial" para tonalidades mais sóbrias, especialmente coral, terracota e nude rosado. Para tecidos, as cores mais utilizadas provavelmente serão amarelo dourado e caramelo (especialmente em acabamentos aveludados ou imitando couro).
Destaques Contrastantes
Destacar elementos arquitetônicos utilizando cores contrastantes - especialmente branco e preto - é outra tendência que promete crescer nos próximos anos. A ideia é destacar formas geométricas e criar efeitos visuais aproveitando sancas, rodapés e molduras. Estampas geométricas e padrões ousados também prometem marcar presença em revestimentos e papéis de parede: vale até aplicá-los no teto para criar pontos de interesse visual.
A próxima década promete uma demanda cada vez maior por itens de décor sustentáveis e eco-friendly. A busca pelo contato com a natureza deve continuar em alta, incorporando aos ambientes tons terrosos, fibras naturais, tecidos rústicos, bambu, folhagens e peças produzidas artesanalmente. Os número de móveis em cada espaço deve diminuir, graças à tendência do consumo consciente: os consumidores darão preferência a peças de alta qualidade e aparência atemporal. As cores prometem fazer um grande retorno, inclusive em estampas e padrôes geométricos: a personalidade e gosto pessoal será mais importante do que a última moda divulgada nas redes sociais. Nesta década que chegou o importante é ser feliz e autêntico: nós da Casa Sul assinamos embaixo!
Matéria original de autoria de Amanda Lauren. Tradução livre do inglês. Original disponível em: https://www.forbes.com/sites/amandalauren/2019/12/23/twelve-interior-design-trends-well-see-in-2020/#58ed824f4a5f