Resumo da Expo Revestir 2023 - parte 2
Onde: Curitiba • 21 de Março - 2023 | Fotos Créditos nas FotosContinuando nossa cobertura da Expo Revestir 2023 trazemos outras novidades e lançamentos do evento que movimentou São Paulo na semana passada.
Variedade de cores, acabamentis hiper-realistas, tecnologias que facilitam a limpeza e aumentam a durabilidade: confira todas as novidades da Expo Revestir na segunda parte da nossa cobertura do evento:
Weiku
A proprietária da maior fábrica de esquadrias de PVC da América do Sul participou da Expo Revestir com um estande de 200m² com projeto assinado pela arquiteta Juliana Medeiros. Uma das principais novidades foi a nova linha de portas retro-iluminadas com moldura de PVC amadeirado hiper-realista e superfícies de Corstone (marca de superfícies vítreas do grupo Weiku capazes de reproduzir fielmente as características de pedras naturais).
Além dos novos acabamentos e texturas da Corstone, as tecnologias e acabamentos diferenciados das esquadrias de PVC Weiku também foram destaque: na linha minimalista, a possibilidade de automação e criação de amplos vãos livres, com molduras de apenas 3cm, foi combinada a trilhos embutidos discretos e estruturas metálicas destacáveis de fácil manutenção.
A ampla variedade de cores e opções de acabamentos, com modelos de esquadrias oscilobatentes (que reúnem abertura comum ou basculante no mesmo produto), pivotantes ou Maxim-ar (com abertura basculante de até 90°) evidencia que a marca está atenta à demanda por soluções personalizadas e individualizadas para atender às preferências de cada projeto e perfil.
Portobello
A Portobello participou desta edição da Expo Revestir com um estande de 1400m² criado pelo arquiteto Giovani Bonetti. Tendo a sustentabilidade como ponto de partida, o profissional colaborou com a equipe de arquitetura da Portobello no desenvolvimento de um projeto modular, com estruturas metálicas e revestimentos das paredes que dispensam pintura no local.
Linha Alpissimi, da Portobello. Foto: Divulgação.
Os lançamentos da marca incluem linhas assinadas por colaboradores famosos: a coleção "Matéria_prima", por exemplo, foi criada em parceria com Oskar Metsavaht, da Osklen, enquanto a coleção ATO2 (ao quadrado) foi criada em parceria com o chef Alex Atala.
Coleção Solar, da Portobello. Foto: Divulgação
Outro ponto forte foi a sustentabilidade: a coleção Solar foi criada em parceria com Marcelo Rosenbaun e Rodrigo Ambrósio e usa cascas de sururu na composição (marisco típico do Nordeste do país).
As tecnologias da marca também evidenciam a preocupação em oferecer alternativas à extração de matérias primas naturais: a técnica Soft Touch permite criar relevos e texturas aplicando a matéria de forma digital, ao passo que a linha Avantgarde cria texturas hiper-realistas de carvalho americano, a Moonlight replica a aparência do quartzito e a V Stone a aparência e textura do limestone natural.
Michelangelo Mármores
A Michelângelo Mármores buscou na leveza da palha e na sobriedade do mármore a identidade do seu estande. Batizado de “Duo - Dualidade Exposta”, o projeto assinado pela designer Ana Penso destacou a cidade de Cerro Azul, a 85km de Curitiba, onde fica a jazida de onde o Mármore Branco Michelangelo® é extraído.
Villagres
Os lançamentos da Villagres incluem peças que podem funcionar como protagonistas dos projetos, além de linhas voltadas a estimular a saúde, bem-estar e conexão com a natureza.
Estande da Villagres na Expo Revestir 2023. Foto: Divulgação
Novidade do ano, a A Blue Moon (foto abaixo) se destaca pela inspiração no azul do céu e do mar e na aparência exuberante do mármore azul profundo.
Já a linha Cristallo foi pensada para replicar o quartzo branco com detalhes que proporcionam a sensação de transparência e leveza, enquanto a linha Pulpis remete ao mármore originário da Espanha e possui nuances cromáticas acinzentadas, com veios delicados.
Outros destaques incluem texturas ripadas e caneladas disponibilizadas pela marca nas versões Carvalho, Pinus e nas linhas Vecchia Ipê, Origami e Kiri.
Linha Pulpis. Foto: Divulgação
Celite
A Celite ampliou seu portfólio de metais com novas linhas e cores lançadas na Expo Revestir 2023, trazendo torneiras, misturadores e monocomandos que permitem integrar o décor para uso em qualquer ambiente da casa. As linhas Flow, Design, Simple, Cross e Lix agora também estão disponíveis nas cores dourado, rosé gold, cromado e preto matte, diversificando o leque de possibilidades à disposição dos consumidores.
A Cuba D4 da linha Design, da Celite, foi premiada como melhor louça sanitária e melhor cuba da edição deste ano. Foto: Divulgação.
Com desenho minimalista e leve, uma cuba da linha Design, da Celite, foi premiada nas categorias "melhor louça sanitária" e "melhor cuba" na edição deste ano. O modelo de cuba D4, da linha Design, pode ser instalado sob a bancada ou flutuante, com sistema que deixa a cuba suspensa na bancada. As louças podem ser combinada aos metais da mesma linha para um resultado final ainda mais coeso, compondo uma estética adaptável a diversos tipos de projeto.
A Linha Simple, com peças arredondadas, de design orgânico e minimalista, conta com dez modelos e inclui torneiras, misturadores de lavatório, ducha higiênica e acabamentos de registro. As novas linhas Cross e Lix também permitem equipar banheiros, lavabos e cozinhas com um único design de metais, oferecendo desde versões de mesa e parede, até duchas higiênicas e acabamentos de registros.
Ademais, sua bica é móvel e extraível, facilitando o uso nas atividades diárias e economizando água por meio de um arejador que reduz o consumo em até 50%. Já os monocomandos da Linha Prática e Kitchen (foto acima) completam o portfólio dedicado a cozinhas com novas opções de acessórios e acabamentos também na versão preto matte.
Cosentino
Com 23 anos de carreira e eleita como uma das melhores designers do Brasil pelo World Design Rankings, Juliana Pippi assinou os ambientes do estande da Cosentino com destaque para a Ilha da Cozinha Aromática, que conta com o Dekton® Umber na bancada.
Bancada de Silestone Ethereal. Foto: Divulgação
A série Dekton® Kraftizen foi ampliada para incluir os produtos Awake, Trance, Neural e Somnia, enquanto a coleção Dekton® Pietra Kode ganhou novas cores nas versões Marmorio, Avorio e Ceppo. O espaço da Cosentino reforçou as inúmeras possibilidades de aplicação dos produtos da empresa, especialmente do Dekton® utilizado em móveis soltos (mesinhas, banco e sofa), na prateleira da cozinha, nos cachepôs e até nas portas do móvel da bancada.
Outras novidades incluíram a Coleção Silestone® Ethereal, representada no estande pela tonalidade Glow, produzida com o mínimo de 20% de material reciclado, água 100% reciclada e apenas energia elétrica renovável, e a série Pietra Kode, inspirada nas pedras italianas e desenvolvida em colaboração com Daniel Germani. Os lançamentos Pietra Kode estão disponíveis em três versões inspiradas em três pedras naturais: a Pedra de Vicenza (Vicenza Kode), o mármore Travertino (Travertine Kode) e o Ceppo di Gré (Ceppo Kode).