Arquitetura

Residência Pet Friendly

Onde: Curitiba • 01 de Junho - 2022 | Fotos McKimm

Residência inspiradora, no litoral australiano, ganha projeto moderno voltado ao bem-estar da moradora e seus cinco cães resgatados

ack Rock Beach é um subúrbio de Melbourne, na Austrália, muito procurado por suas praias extensas e paisagem natural inspiradora. É também o lar da Black Rock House 351, residência unifamiliar idealizada para uma moradora, de duas pernas, e seus cinco companheiros, resgatados, de quatro patas. Conhecido pela estética contemporânea e pela abordagem holística de seus projetos, o escritório de arquitetura australiano Mckimm criou uma residência inspiradora que pode ser desfrutado por todas as espécies de moradores – literalmente.


 

Com layout em “L”, respeitando a topografia acidentada do terreno à beira-mar, a Black Rock House 351 impressiona os visitantes logo na entrada: o acesso principal, através de um elegante jardim com piscina de borda infinita, anuncia uma proposta moderna e integrada à natureza.

 

 

A volumetria contemporânea, com um jogo de contrastes entre elementos opacos e translúcidos, produz um interessante contraponto ao paisagismo exuberante e aos espelhos d’água com vegetação natural. Vidro, concreto e madeira compõem a edificação e valorizam a fluidez entre os ambientes internos e externos, além de garantir a funcionalidade necessária à rotina de cuidados com os cães da moradora.

 


 

“Os cinco cães resgatados pela moradora foram um fator determinante do projeto, desde o começo. A paleta de tons neutros e escuros recebeu texturas e revestimentos minimalistas para oferecer um arranjo prático e funcional.” – afirmaram os arquitetos. Amplas esquadrias corrediças integram os ambientes internos ao jardim, oferecendo maior liberdade aos animais. O piso de concreto, usado tanto no exterior quanto no interior da residência, auxilia as atividades de limpeza e manutenção e, de quebra, confere destaque ainda maior ao mobiliário de design e ao décor minimalista.

 

O décor de interiores ganha personalidade a partir dos efeitos da luz natural e dos elementos estruturais em metal e madeira. Revestimentos resistentes e vegetação exuberante, em vasos e jardins verticais, garantem que o mobiliário reduzido e os espaços amplos continuem acolhedores.

 

 

“Através da integração entre arquitetura, design e construção, nossa experiência e dedicação procura criar residências contemporâneas que melhoram a qualidade de vida dos seus moradores.” – revelaram os arquitetos. A julgar pela Black Rock House, a missão foi cumprida com louvor.

 

*Esta matéria foi publicada na edição 109 da Revista Casa Sul, à venda em nossa loja virtual. Confira mais fotos em nossa galeria de imagens.