Arquitetura

Reforma da casa de bairro

Onde: Curitiba • 13 de Novembro - 2023 | Fotos Eduardo Macarios

A antiga residência foi transformada em  loja de objetos de decoração no Juvevê  pelas equipes da Solo Arquitetos e da arquiteta Isis Virmond

O projeto da nova sede da Ôda Design, localizada no bairro do Juvevê em Curitiba, marca mais um capítulo da parceria já antiga da Solo Arquitetos com a loja. Neste novo endereço - uma típica casa de bairro - a marca especializada em peças de design e decoração ganhou espaço extra para receber clientes e parceiros com maior conforto.

 

 

A equipe da Solo Arquitetos, junto à arquiteta Isis Virmond, realizou intervenções pontuais evitando atingir as paredes estruturais e respeitando o layout preexistentes no imóvel, como o salão principal unificado com uma grande viga metálica central remanescente de uma reforma anterior.

 

As principais mudanças incluíram a revitalização do piso de cimento queimado do salão e a troca dos revestimentos de piso no anexo ao fundo da casa, localizado em um nível inferior, onde ficam a administração, depósito de peças, expedição e copa.

  

 

"A materialidade fundamental do showroom, assim como de todo o projeto, se baseia no branco. Buscamos trazer mais luz para o ambiente interno e criar uma base neutra para a curadoria de peças de design brasileiro." - afirmou o arquiteto Lucas Aguillera e Shinyashiki. O hall de entrada que parte do estacionamento foi aproveitado para a exposição de itens menores, conduzindo até o salão principal onde se concentra a exposição de produtos.

 

A base neutra confere destaque à curadoria de peças de design brasileiro espalhada pelo espaço, combinada a nichos em gesso nas paredes laterais utilizados como "molduras" que permitem diferentes composições de peças e cores. Estes elementos se repetem nos demais espaços e estabelecem a assinatura visual da marca ao longo de todos os ambientes.

 

 

No lado externo, o novo desenho de vitrine e da fachada estabeleceu uma nova identidade para a edificação. "A idéia não era descaracterizar a arquitetura original do imóvel, apenas marcar a presença de um novo comércio na região com um toque de contemporaneidade, alinhadoa a curadoria da marca. Sendo assim, desenhamos um novo elemento volumétrico que serve como marquise, brise ou somente um plano metálico ripado branco, que cria uma nova camada na edificação - também pintada de branca - que abriga o letreiro da loja e organiza suas aberturas." - completou Lucas. Os muros laterais em tom grafite estabeleceram um pano de fundo escuro que finalizou a fachada externa com ainda mais profundidade e destaque para a edificação.

 

Confira mais imagens na nossa galeria e acesse as matérias relacionadas para mais conteúdo!