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Parking Design

Onde: Curitiba • 02 de Fevereiro - 2024 |

Infraestrutura para carregamento de carros elétricos, otimização de espaço e eficiência no fluxo de veículos são desenvolvidos em projeto técnico para garantir a melhor experiência ao usuário

Áreas de estacionamentos e garagens ganham cada vez mais atenção dos especialistas do setor imobiliário. O Parking Design é uma tendência mundial que otimiza, qualifica e valoriza o espaço garagem. Mais do que isso, determina a experiência final do usuário. O crescimento do mercado de veículos elétricos também vem trazendo desafios significativos para o setor.

 

Segundo dados divulgados pelo Ministério dos Transportes, o Brasil tem uma frota de aproximadamente 70 milhões de veículos de quatro rodas, com uma estimativa de que até 2030 haja um incremento de 8 % de modais elétricos ou aproximadamente oito milhões e seiscentos mil carros. Com isso, é necessário avaliar o impacto para viabilizar a implantação de infraestrutura adequada para o carregamento de carros elétricos, principalmente para áreas já edificadas. É aí que entra o trabalho da GaragePlan, referência em projetos de arquitetura e engenharia parking.

 

 

Para Antonio Juchem, diretor da GaragePlan, é preciso levar em consideração todo o ciclo do processo que resulta no uso do veículo elétrico. “Falando especificamente do Brasil onde estamos presenciando um dos maiores e mais longos períodos de expansão imobiliária, nunca se construiu e entregou tantas unidades habitacionais como agora. Esse aumento expressivo evidencia alguns questionamentos, como por exemplo a regulamentação da exploração dos pontos de eletro carga. Haverá necessidade de pontos públicos? Quanto custa esta infraestrutura? Afetará o meio ambiente?”, questiona.

 

Segundo Antonio, o planejamento de novos edifícios prevê toda uma infraestrutura interna para viabilizar a implantação de pontos de carregamento para veículos elétricos. Entretanto, a de adequação para empreendimentos já existentes requer espaço físico e, normalmente, o custo é mais elevado. “É necessária a implantação de uma nova rede de cabeamento, quadros específicos e centrais de energia, para atendimento às tomadas que irão abastecer os pontos de carregamento, que podem chegar até 50 A (amperes). Essa conta acaba por assustar ainda mais se considerarmos que 30% das vagas de um empreendimento deveriam estar providas de carregadores. Em um edifício de 500 vagas, por exemplo, chegaríamos a 150 unidades de carregamento. Sem contar com outros modais como patinetes e bicicletas, entre outros”, destaca.

 

Apesar do grande potencial do Brasil, principalmente através de energias renováveis e com a evolução do mercado dos veículos elétricos ou híbridos, o país ainda se depara com alguns obstáculos para o seu crescimento. Um dos principais motivos para isso é a infraestrutura oferecida para carregamento dos veículos, que apesar de já estar presente em alguns grandes centros urbanos, ainda é deficitária na maior parte do país. “É necessária a criação de uma rede de carregamento exclusiva para carros, ônibus e caminhões elétricos, de forma ágil e simplificada para viabilizar o crescimento da frota, oferecendo uma experiência parecida com o abastecimento tradicional, aos consumidores. Hoje as empresas distribuidoras até estão prontas para atender às demandas, mas os municípios ainda não têm condições de entregar pontos de abastecimento suficientes” enfatiza Juchem.

 

 

A compreensão deste desafio global fez com que a GaragePlan crescesse muito nos últimos anos, passando a atender também outros estados. Além do Paraná, a GaragePlan atua em São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás e Pará. “Em 2024, a infraestrutura oferecida para carregamento dos veículos é um dos desafios dos projetos realizados pela GaragePlan, mas enxergamos um mercado promissor para todos os setores que atuamos”, conclui o arquiteto Ricardo Sigel, proprietário da GaragePlan.

 

Serviço:
https://garageplan.com.br